mulher em frente a gondola supermercado
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Entrevistados afirmam estar cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e a qualidade do que compram em supermercados.

Novo estudo sobre os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados revela que mudanças significativas estão ocorrendo nos hábitos de consumo dos brasileiros. A sustentabilidade e a qualidade dos produtos, por exemplo, passaram a ser altamente consideradas na hora da compra: 37% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por produtos ecológicos ou sustentáveis. O estudo foi realizado no mês de dezembro pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, com mais de duas mil pessoas de todo o país.

De acordo com Roberta Atherino, head de Produto da Horus, uma marca Neogrid, os números apontados no levantamento vão ao encontro da tendência global de maior preocupação da sociedade com causas ambientais, especialmente as novas gerações.

“Com todo o debate mundial envolvendo as mudanças climáticas e as responsabilidades de cada indivíduo, o consumidor tem refletido sobre como ele pode contribuir com um futuro mais sustentável ecologicamente e esse movimento passa pela escolha de produtos mais alinhados ao seu estilo de vida”, afirma Roberta. 

Embalagens e alimentos mais saudáveis crescem em relevância nas decisões de compras

A pesquisa “Tendências de Bens de Consumo para 2024” também destaca que quase 50% dos consumidores dizem que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia suas escolhas no supermercado. Além da sustentabilidade, os entrevistados estão prestando mais atenção em questões relacionadas à saúde e isso se reflete na escolha de produtos, tanto que cerca de 70% dos respondentes preferem itens orgânicos ou com menor concentração de hormônios e aditivos. 

O veganismo é outra tendência levantada pelos participantes do estudo, o que abre uma nova perspectiva de mercado para as empresas. De acordo com outra pesquisa, desta vez realizada pela Horus, marca Neogrid, alimentos veganos cresceram cerca de 35% em relação ao início de 2022 e apresenta tendência positiva.

Preço ainda pesa muito na decisão de compra e promove pesquisas

As restrições orçamentárias mantêm a atenção dos consumidores quanto a ofertas e promoções: 80% dos entrevistados informaram que buscam promoções de produtos e comparam os valores em diversas lojas de varejo.

Essa atitude realça a necessidade das empresas adotarem uma abordagem estratégica na gestão de preços. Por isso, uma ferramenta eficiente de monitoramento de preços de mercado surge como solução indispensável nesse cenário. Ao compreender as práticas de precificação da concorrência, a empresa pode ajustar sua estratégia para garantir competitividade, atratividade e transparência aos olhos do consumidor.

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