Os aromas do café matinal, de um bolo ou de pães saindo do forno, da grama recém cortada, todos remetem a memórias olfativas e podem se estender aos perfumes que você usa
O perfume de comida evoca muitas emoções e pode se estender aos perfumes que o acompanhará durante todo o dia. Os perfumes fazem parte da história humana, com séculos de história de formulações de aromas e fixadores, chegando a valores estratosféricos para pequenos vidros. Escolher um perfume é algo muito pessoal. Faz parte da personalidade das pessoas. Existem exceções quanto a refinamento no uso e preços: a empresa norte-americana de fragrâncias Demeter produz centenas de essências que reproduzem aromas de alimentos, com valores muito acessíveis.
O nome da empresa já traduz a mentalidade da empresa: Demeter é a deusa grega da agricultura. Tudo começou em 1996, quando lançou fragrâncias exóticas, sendo uma de grama e outra de tomate, para abrir um confronto com as grandes marcas de perfumes e os hábitos de uso mais refinados. As fragrâncias agradaram principalmente os públicos que buscavam algo diferente para usar, alternativos, e que tinham orçamento limitado.
Os fundadores Christopher Gable e Christopher Brosius, agora da CB I Hate Perfume, expandiram suas fragrâncias para outras ainda mais exóticas: cogumelos, ovos e posteriormente até de sorvete de pistache, este bastante inovador à época. Em 2000 e 2001, Demeter ganhou prêmios por seus aromas Snow e Sugar Cane (cana de açúcar).
Os perfumes também foram levados a diversas lojas de departamentos tradicionais, tornando a marca e os aromas de alimentos muito bem difundidos. Revistas de celebridades e moda frequentemente faziam referências a frascos simples e chiques. Stella McCartney usava Lettuce (alface) e Drew Barrymore usava Gin & Tonic. Em meados dos anos 2000, Demeter oficialmente ganhou o público e fez parceria com marcas como Play-Doh (massa de modelar) e Jelly Belly (doces e confeitos), para lançar novos aromas.
A empresa hoje tem centenas de fragrâncias exóticas de alimentos e bebidas, e está satisfeita em poder oferecer aromas inovadores como Caipirinha (será que a pessoa fica com cheiro de cachaça?), Pizza, Vanilla Cake Batter (baunilha), Banana Flambada, Bolo de Aniversário. Uma consumidora Demeter relata no site da empresa que usa a fragrância de café para se sentir revigorada durante todo o dia, como se tivesse acabado de tomar o café pela manhã (a empresa oferece as opções perfumes de espresso, capuccino e recém coado).
Se você gosta do aroma das comidas e se sente feliz ao senti-las, trazendo boas memórias afetivas, por que não ter aromas simples, sempre próximos aos olfatos, promovendo as boas lembranças e sentimentos? Demeter defende que toda vez que alguém sente algum aroma que gosta, sorri. “O mundo precisa de mais sorrisos. É tão simples e tão difícil: acreditamos que as pessoas podem mudar a forma como se sentem, através do perfume”, declara a empresa em sua missão.
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