Precious Origins celebra o Brasil como referência mundial em produção sustentável de café premium
A multinacional Nespresso lançou sua primeira campanha promovida integralmente no Brasil, denominada Precious Origins, que posiciona o país como protagonista na produção sustentável de café de alta qualidade. A iniciativa está alinhada com a proposta do Brazil Organic, primeiro café 100% brasileiro e orgânico do portfólio permanente da marca, cultivado em diversas regiões do Brasil com práticas de agricultura regenerativa.
Agricultura regenerativa como diferencial competitivo
O projeto tem como marco o Brazil Organic, primeiro café 100% brasileiro e orgânico do portfólio permanente da marca, cultivado com práticas de agricultura regenerativa. A abordagem regenerativa adotada pela Nespresso alinha-se com tendências globais do setor, onde a agricultura regenerativa se concentra em equilibrar a conservação e a sustentabilidade ambiental, com a produção comercial de culturas como o café.
O movimento em direção à agricultura regenerativa no café não é exclusivo da Nespresso. Todos os dias, toneladas de grãos verdes chegam a uma torrefação NESCAFÉ®, e cada grão tem sua própria história para contar e é torrado com muito cuidado e expertise, demonstrando como grandes marcas estão investindo em sustentabilidade. A Nestlé está a investir 1,2 mil milhões de francos suíços até 2025 para estimular a agricultura regenerativa em toda a nossa cadeia de abastecimento.
Compromisso de longo prazo com produtores brasileiros
Segundo informações da empresa, Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil, destacou:
“Estamos muito orgulhosos de desenvolver uma campanha inteiramente no Brasil e para o Brasil. Precious Origins valoriza as origens do café de uma forma única, celebrando não só o sabor, mas também as histórias e as práticas sustentáveis que tornam cada xícara especial para nossos consumidores e para as comunidades produtoras.”
A marca mantém o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ há mais de duas décadas, desenvolvido em parceria com a Rainforest Alliance. Atualmente, 85% do café brasileiro da empresa já provém de fazendas com práticas regenerativas, com meta de alcançar 95% até 2030.
Daniel Motyl, Gerente Executivo de Café Verde da Nespresso Brasil, enfatizou:
“Entendemos, faz muito tempo, que só haverá futuro para o café de qualidade se atuarmos de forma robusta e consistente no desenvolvimento da agricultura regenerativa. Nossa parceria de longa data com os produtores e a relação de confiança que construímos com cada um deles, permitem que o Brasil não apenas avance, mas também lidere a agenda regenerativa de Nespresso à nível global.”
Inovações sustentáveis no setor
O Brazil Organic integra um movimento mais amplo de inovação sustentável no setor de alimentos. Com apoio da FAPESP, Santa Food Tech desenvolveu um modelo para transformar áreas urbanas em laboratórios de sustentabilidade; iniciativa já está em quatro microrregiões da capital paulista e em Guarulhos.
Outras empresas também têm investido em soluções regenerativas. O Brasil exerce relevância mundial na produção de alimentos, graças a uma combinação de fatores que incluem vasta área agricultável, o que tem atraído investimentos significativos em tecnologias sustentáveis para o agronegócio.
Certificações e impacto ambiental
O Brazil Organic é certificado segundo rigorosos padrões nacionais e internacionais, sendo produzido totalmente livre de insumos químicos. A Nespresso, certificada como Empresa B desde 2022, implementou o Pacote Agronômico, projeto de R$ 5 milhões lançado em 2024, que apoia mais de 130 produtores na adoção de soluções como fertilizantes orgânicos e biológicos, plantas de cobertura e tecnologias como o biochar, que retém água, aumenta a matéria orgânica e captura CO₂.
Experiência integrada do consumidor
A campanha Precious Origins será implementada nas boutiques e canais digitais da Nespresso, com masterclasses especiais oferecidas quinzenalmente a partir de 27 de agosto. Nas redes sociais, a marca desenvolverá uma websérie de três capítulos com a jornalista Mari Palma, intitulada “Do Grão ao Futuro”, apresentando o processo da empresa do campo ao pós-consumo.
Portfólio premium sustentável
Além do Brazil Organic, a campanha destaca outros cafés da linha Master Origins: o Colombia, cultivado com colheita tardia que intensifica a doçura natural; o Ethiopia, produzido com secagem natural combinando notas florais e frutadas; o Indonésia, de perfil intenso e complexo; e o Guatemala, de notas aveludadas e achocolatadas, todos cultivados com práticas regenerativas.
Tendências do mercado sustentável
O movimento da Nespresso alinha-se com tendências globais em alimentação sustentável no Brasil e no mundo, onde algumas ações devem ser tomadas para que esse papel seja cumprido por empresas e startups para oferecerem produtos alimentares que contribuem para a saúde de todos.
Leia mais:









[…] Nespresso lança campanha brasileira focada em sustentabilidade e agricultura regenerativa […]