O Dia Internacional do Café, comemorado em 1º de outubro, celebra a importância dessa bebida no mundo. O Brasil, como maior produtor e exportador global, se destaca não só pela quantidade, mas também pela qualidade, inovação e sustentabilidade no setor.
Com novos consumidores aderindo ao consumo da bebida e cada vez mais exigentes, o mercado se adapta às novas demandas e mudanças climáticas.
Posição do Brasil no mercado internacional
O Brasil continua liderando as exportações de café, com previsão de envio entre 40 e 42 milhões de sacas em 2024, Isso fortalece sua posição como maior produtor mundial. Em 2023, o país observou um aumento expressivo nas exportações da variedade Conillon, que subiram 111%.
Além disso, o mercado interno se ajusta à alta de preços, com o Arábica ganhando mais espaço. Isso acontece porque o Conillon, afetado por condições climáticas adversas, tem seus preços em elevação. O Brasil, com mais de 30% da produção mundial, continua a ser o epicentro do mercado cafeeiro global.
Perspectivas de preços: Arábica e Conillon
As expectativas para o preço do Arábica são de crescimento. Especialistas preveem que ele poderá alcançar USD 2,60 por libra. Como consequência de uma oferta reduzida em países concorrentes, tais como Vietnã e Indonésia, deverá ocorrer aumento de preços. O fenômeno El Niño também gera incertezas para a safra de 2024/25.
Por outro lado, o aumento do Conillon tem impactado a produção interna, o que favorece o crescimento do Arábica. Isso ocorre devido ao alto preço do Conillon, forçando produtores a investir mais na variedade Arábica, especialmente em regiões como Minas Gerais e São Paulo.
Oportunidade para cafés especiais de pequenos produtores
A ApexBrasil desempenha um papel importante na promoção dos cafés especiais brasileiros no mercado internacional por meio do projeto “Brazil, The Coffee Nation”, em parceria com a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).
Esse projeto tem como objetivo consolidar a imagem do Brasil como fornecedor de cafés especiais de alta qualidade, que respeitam padrões rigorosos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Como resultado, desde a implementação do programa houve um crescimento significativo nas exportações, com receitas que ultrapassaram US$ 1,8 bilhão em 2020.
O projeto também foca em mercados emergentes, como a China e outros países asiáticos, onde há um crescente interesse por produtos de alta qualidade e rastreabilidade certificada. Além disso, a iniciativa promove a participação em feiras internacionais, concursos de qualidade e rodadas de negócios, ajudando os pequenos e médios produtores a ganharem visibilidade no exterior.
Além da promoção comercial, o programa tem impacto positivo no mercado interno, melhorando a disciplina e eficiência dos produtores. Desde sua criação, houve um aumento significativo no consumo de cafés especiais no Brasil, com crescimento anual de 21%.
A ApexBrasil também trabalha em estreita colaboração com baristas, que são essenciais para educar os consumidores sobre as qualidades diferenciadas dos cafés especiais, garantindo a valorização do produto final.
Inovações e sustentabilidade no setor cafeeiro atraem mais consumidores jovens
A inovação no setor tem sido essencial para o Brasil manter sua competitividade e na atração de mais consumidores. A Nestlé, por exemplo, lançou a variedade Star 4, que é mais resistente à ferrugem e reduz as emissões de carbono. Essa inovação é resultado de um projeto de mais de 10 anos, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
“A Nestlé não tem o objetivo de tornar essa variedade exclusiva. A companhia acredita que pesquisa e tecnologia devem ser compartilhadas e o desenvolvimento de uma cafeicultura mais produtiva e sustentável é uma agenda pré-competitiva”, comenta Taissara Martins, Gerente de ESG de Cafés Nestlé.
A sofisticação para os apreciadores de cafés diferenciados em casa chega com novos e sofisticados equipamentos. A Nespresso inovou ao lançar a linha Vertuo, com a tecnologia Centrifusion™, que otimiza a extração do café e reduz o desperdício.
O sistema Vertuo é capaz de preparar até seis medidas de café, variando de 40ml a 535ml, com um único botão. Além disso, esse lançamento é visto como um marco de inovação para a Nespresso, pois atrai uma nova geração de consumidores que valorizam a versatilidade, praticidade e a sustentabilidade de ingredientes.
Essa inovação atrai novos consumidores, especialmente aqueles entre 25 e 40 anos, que valorizam praticidade e sustentabilidade. Adicionalmente, a marca investe em reciclagem de cápsulas e no uso da borra em hortas como rico adubo orgânico, contribuindo para a neutralidade de carbono.
Outro destaque é que a Nespresso trabalha com mais de 157 mil agricultores em 18 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™. Tal iniciativa visa incorporar práticas sustentáveis nas fazendas e paisagens ao redor.
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