Manejo sustentável

O manejo sustentável dos açaizais nativos no Marajó, desenvolvido pela Embrapa, tem proporcionado um aumento significativo na produtividade e na biodiversidade das florestas de várzea.

O projeto, que integra o programa Sustenta e Inova, financiado pela União Europeia e coordenado pelo Sebrae, já capacitou mais de 5 mil agroextrativistas. Dessa forma, comunidades locais têm aprimorado suas práticas de cultivo, garantindo mais eficiência e qualidade na produção do açaí.

Manejo sustentável e aumento da produtividade

O Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos promove o equilíbrio entre os açaizeiros e outras espécies vegetais.

Sendo assim, o manejo sustentável aumenta a produtividade de 1 t/ha/ano para até 6 t/ha/ano a partir do terceiro ano de aplicação, preservando ao mesmo tempo a biodiversidade.

Segundo o pesquisador Anderson Sevilha, da Embrapa, esse processo busca restaurar a floresta e promover a ciclagem de nutrientes, resultando em maiores ganhos para os agroextrativistas.

Benefícios do manejo sustentável para as comunidades do Marajó

Além de melhorar a produção de açaí, o manejo sustentável tem um impacto social importante nas comunidades do Marajó.

O projeto Manejaí, um centro de referência em Portel, atua capacitando técnicos e agroextrativistas, com foco no empoderamento de mulheres e jovens, fortalecendo o protagonismo local.

Por isso, o manejo também estimula discussões sobre direitos humanos, segurança alimentar e condições de trabalho, como destaca Sevilha.

Sustenta e Inova: apoio ao desenvolvimento regional

O projeto Sustenta e Inova promove práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, com foco no desenvolvimento de cadeias produtivas na Amazônia.

No Marajó, o projeto inclui capacitações sobre manejo de açaizais, produção de alimentos, sistemas agroflorestais e piscicultura. Portanto, a iniciativa fortalece a cadeia do açaí e ainda estimula a diversificação da produção local.

Leia também:

Agreste pernambucano: polo de produção de vinhos de qualidade
Queimadas: um desafio contínuo para a preservação e a produção agrícola

Instituto Capim Santo e Fundação Paulistana oferecem curso gratuito de produção de marmitas nos CEUs da cidade de São Paulo

1 Comentário
  1. […] das cidades melhoram a proposta de valor para consumidores, comerciantes e pequenos produtoresManejo sustentável do açaí fortalece comunidades no MarajóQueimadas: um desafio contínuo para a preservação e a produção […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2026 FOOD FORUM

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail e retornaremos muito em breve!

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?