Manejo sustentável
Reading Time: 2 minutes

O manejo sustentável dos açaizais nativos no Marajó, desenvolvido pela Embrapa, tem proporcionado um aumento significativo na produtividade e na biodiversidade das florestas de várzea.

O projeto, que integra o programa Sustenta e Inova, financiado pela União Europeia e coordenado pelo Sebrae, já capacitou mais de 5 mil agroextrativistas. Dessa forma, comunidades locais têm aprimorado suas práticas de cultivo, garantindo mais eficiência e qualidade na produção do açaí.

Manejo sustentável e aumento da produtividade

O Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos promove o equilíbrio entre os açaizeiros e outras espécies vegetais.

Sendo assim, o manejo sustentável aumenta a produtividade de 1 t/ha/ano para até 6 t/ha/ano a partir do terceiro ano de aplicação, preservando ao mesmo tempo a biodiversidade.

Segundo o pesquisador Anderson Sevilha, da Embrapa, esse processo busca restaurar a floresta e promover a ciclagem de nutrientes, resultando em maiores ganhos para os agroextrativistas.

Benefícios do manejo sustentável para as comunidades do Marajó

Além de melhorar a produção de açaí, o manejo sustentável tem um impacto social importante nas comunidades do Marajó.

O projeto Manejaí, um centro de referência em Portel, atua capacitando técnicos e agroextrativistas, com foco no empoderamento de mulheres e jovens, fortalecendo o protagonismo local.

Por isso, o manejo também estimula discussões sobre direitos humanos, segurança alimentar e condições de trabalho, como destaca Sevilha.

Sustenta e Inova: apoio ao desenvolvimento regional

O projeto Sustenta e Inova promove práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, com foco no desenvolvimento de cadeias produtivas na Amazônia.

No Marajó, o projeto inclui capacitações sobre manejo de açaizais, produção de alimentos, sistemas agroflorestais e piscicultura. Portanto, a iniciativa fortalece a cadeia do açaí e ainda estimula a diversificação da produção local.

Leia também:

Agreste pernambucano: polo de produção de vinhos de qualidade
Queimadas: um desafio contínuo para a preservação e a produção agrícola

Instituto Capim Santo e Fundação Paulistana oferecem curso gratuito de produção de marmitas nos CEUs da cidade de São Paulo

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?