Reading Time: 2 minutes

Redução na produtividade e ameaças biológicas pressionam a oferta do produto.

A safra de laranjas no Brasil, que concentra expressiva participação no mercado global, não será das melhores em 2023/2024. A combinação de temperaturas médias acima do padrão e chuvas abaixo do esperado é apontada como o fator principal para redução da produção.

Mesmo nas regiões que contam com sistemas de irrigação, os impactos foram percebidos no processo de floração e maturação das frutas. O El Niño novamente foi determinante para tal resultado.

Segundo o relatório divulgado pelo Rabobank, o mercado mundial de suco de laranja encolherá por conta de aumento de preços que inibem o consumo. Essa tendência já é indicada pelas redes de lojas de varejo, que percebem a menor intenção de compra do produto nas gôndolas.

Os destaques principais do relatório:

  • O aumento nos preços do suco de laranja se dá pela queda nas produções, visto que os fornecedores têm sofrido com diminuições contínuas nas colheitas. 
  • No Brasil, estima-se que a colheita do próximo ano será significativamente menor.  De acordo com o estudo, deve haver uma diminuição de 15%. Enquanto em 2023/2024 a expectativa era de 305 milhões de caixas, a estimativa para 2024/2025 é que fique entre 250 e 270 milhões de caixas. 

O estudo, conduzido pelo pesquisador Andrés Padilla, indica que não há expectativa de aumento de produção nos Estados Unidos e no México.

Devido a queda no fornecimento, os preços das frutas no geral devem aumentar, resultando no encarecimento da produção de sucos e, por consequência, aumento nos valores para os consumidores.
Por conta do crescimento nas taxas de infecções bacterianas que prejudicam a plantação, os produtores serão incentivados a colher mais cedo do que o normal. O objetivo é garantir que exista uma margem de alívio nos inventários de colheita.

A expectativa é que a demanda por suco também continue a declinar, chegando a uma redução de quase 20% ano a ano. Isso deve limitar outro aumento significativo nos preços do produto, desde que as metas de colheita propostas (cerca de 260 milhões de caixas) sejam cumpridas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?