pequenos produtores rurais trabalhando a terra
Reading Time: 2 minutes

Impacto positivo se estende a centenas de famílias de pequenos produtores rurais no Paraná

A parceria entre a Klabin, por meio do Programa Klabin Transforma – Matas Sociais, e a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte Paraná (CCN-PR), resultou em um significativo aumento no fornecimento de produtos hortifruti produzidos por pequenos produtores rurais para os restaurantes industriais da empresa. O contrato firmado com a Sapore, empresa de serviços de alimentação, permitiu a ampliação em 170% da oferta semanal de alimentos frescos, beneficiando diretamente 900 agricultores familiares de 40 municípios do estado.

Crescimento e impacto na agricultura familiar

Desde o início da parceria em dezembro de 2024, a CCN-PR tem fornecido aproximadamente 2.700 kg de hortifrutis semanalmente para as unidades da Klabin em Ortigueira, Monte Alegre e Florestal. O volume anterior era de mil quilos semanais, o que evidencia a relevância do acordo para a produção e comercialização da agricultura familiar. Entre os produtos fornecidos estão repolho, banana, tomate, laranja, alface, cebolinha, acelga e hortelã.

Criado em 2015, o programa Klabin Transforma – Matas Sociais é fruto da parceria entre a Klabin, Apremavi e Sebrae, com o objetivo de fortalecer as pequenas e médias propriedades rurais. Atua em 11 municípios do Paraná e cinco de Santa Catarina, promovendo a sustentabilidade através de formação, diversificação da produção e incentivo ao cooperativismo.

De acordo com Marcos Alexandre Danieli, coordenador do programa pela Klabin, a iniciativa fortalece a produção local e gera renda para as comunidades envolvidas. “A expansão do fornecimento fortalece a agricultura familiar e aproxima pequenos produtores dos consumidores”, destaca.

Compromisso com a sustentabilidade

Para a Sapore, a parceria com a CCN-PR representa um importante passo para a redução do desperdício de alimentos e da pegada de carbono. “Nosso objetivo é aprimorar a compra de produtos diretamente dos produtores rurais, garantindo alimentos mais frescos e de qualidade, além de minimizar a emissão de gases de efeito estufa”, afirma Maike Raiter, Diretor de Suprimentos e Logística da Sapore.

Além dos restaurantes da Klabin, a CCN-PR também atende programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contribuindo para a segurança alimentar e a sustentabilidade.

Estrutura cooperativista apoiam os pequenos produtores rurais

A CCN-PR é composta por cinco cooperativas: Coaf (São Jerônimo da Serra), Copasol (Sapopema), Coopervati (Telêmaco Borba), Coocat-Mel (Telêmaco Borba) e Coopercandi (Cândido de Abreu). O modelo cooperativo tem se mostrado essencial para a expansão da produção e ampliação de mercado.

Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da CCN-PR, ressalta a importância da união entre produtores. “A força de um produtor individual é limitada, mas com a cooperativa, conseguimos ampliar nossa presença e atender mais clientes, fortalecendo a agricultura familiar no Paraná.”


Leia também:

Verduras na Amazônia: pequeno produtor vai do desespero ao sucesso
FAO e ALADI lançam passo a passo para exportação para pequenos produtores agroalimentares
COP29: Fundo JBS e Banco da Amazônia assinam acordo para crédito a pequenos produtores do Pará

1 Comentário
  1. […] Parceria entre Klabin, Sapore e Central de Cooperativas impulsiona hortifrúti de pequenos produtore…BASF e Opea anunciam nova captação de R$ 800 milhões para FIDCFAO divulga transformações do sistema alimentar rumo a metas de 2030 […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2025 - 24x7 Conteúdo Editorial CNPJ 41.841.726/0001-34

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?