Impacto positivo se estende a centenas de famílias de pequenos produtores rurais no Paraná
A parceria entre a Klabin, por meio do Programa Klabin Transforma – Matas Sociais, e a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte Paraná (CCN-PR), resultou em um significativo aumento no fornecimento de produtos hortifruti produzidos por pequenos produtores rurais para os restaurantes industriais da empresa. O contrato firmado com a Sapore, empresa de serviços de alimentação, permitiu a ampliação em 170% da oferta semanal de alimentos frescos, beneficiando diretamente 900 agricultores familiares de 40 municípios do estado.
Crescimento e impacto na agricultura familiar
Desde o início da parceria em dezembro de 2024, a CCN-PR tem fornecido aproximadamente 2.700 kg de hortifrutis semanalmente para as unidades da Klabin em Ortigueira, Monte Alegre e Florestal. O volume anterior era de mil quilos semanais, o que evidencia a relevância do acordo para a produção e comercialização da agricultura familiar. Entre os produtos fornecidos estão repolho, banana, tomate, laranja, alface, cebolinha, acelga e hortelã.
Criado em 2015, o programa Klabin Transforma – Matas Sociais é fruto da parceria entre a Klabin, Apremavi e Sebrae, com o objetivo de fortalecer as pequenas e médias propriedades rurais. Atua em 11 municípios do Paraná e cinco de Santa Catarina, promovendo a sustentabilidade através de formação, diversificação da produção e incentivo ao cooperativismo.
De acordo com Marcos Alexandre Danieli, coordenador do programa pela Klabin, a iniciativa fortalece a produção local e gera renda para as comunidades envolvidas. “A expansão do fornecimento fortalece a agricultura familiar e aproxima pequenos produtores dos consumidores”, destaca.
Compromisso com a sustentabilidade
Para a Sapore, a parceria com a CCN-PR representa um importante passo para a redução do desperdício de alimentos e da pegada de carbono. “Nosso objetivo é aprimorar a compra de produtos diretamente dos produtores rurais, garantindo alimentos mais frescos e de qualidade, além de minimizar a emissão de gases de efeito estufa”, afirma Maike Raiter, Diretor de Suprimentos e Logística da Sapore.
Além dos restaurantes da Klabin, a CCN-PR também atende programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), contribuindo para a segurança alimentar e a sustentabilidade.
Estrutura cooperativista apoiam os pequenos produtores rurais
A CCN-PR é composta por cinco cooperativas: Coaf (São Jerônimo da Serra), Copasol (Sapopema), Coopervati (Telêmaco Borba), Coocat-Mel (Telêmaco Borba) e Coopercandi (Cândido de Abreu). O modelo cooperativo tem se mostrado essencial para a expansão da produção e ampliação de mercado.
Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da CCN-PR, ressalta a importância da união entre produtores. “A força de um produtor individual é limitada, mas com a cooperativa, conseguimos ampliar nossa presença e atender mais clientes, fortalecendo a agricultura familiar no Paraná.”
Leia também:
Verduras na Amazônia: pequeno produtor vai do desespero ao sucesso
FAO e ALADI lançam passo a passo para exportação para pequenos produtores agroalimentares
COP29: Fundo JBS e Banco da Amazônia assinam acordo para crédito a pequenos produtores do Pará
[…] Parceria entre Klabin, Sapore e Central de Cooperativas impulsiona hortifrúti de pequenos produtore…BASF e Opea anunciam nova captação de R$ 800 milhões para FIDCFAO divulga transformações do sistema alimentar rumo a metas de 2030 […]