Iniciativa também ajudou a preservar mais de 650 bilhões de litros de água, evitando o descarte incorreto da substância no meio ambiente
Com o intuito de promover a educação ambiental e incentivar a economia circular, o programa Óleo Amigo, criado pela Biopower, empresa da JBS produtora de biodiesel, cresceu quase 15% em 2023, com a coleta de 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha. Em cerca de oito anos de existência do programa, já foram coletados mais de 26 milhões de litros de óleo, que foram transformados em biocombustível. Com a iniciativa, mais de 650 bilhões de litros de água foram preservados, o equivalente a 260 mil piscinas olímpicas.
A área de Novos Negócios da JBS – em que está a Biopower – tem como premissa promover a economia circular. “Acreditamos que é cada vez mais necessário deixar para trás o modelo tradicional de extrair, produzir, comprar e descartar o produto. Para se ter uma ideia, apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água, de acordo com a Sabesp. Por isso adotamos um modelo de reintrodução dos resíduos como matéria-prima em cadeias produtivas para a obtenção de energia com alto valor agregado,” afirma Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower.
Impacto significativo, com operações em expansão
O programa Óleo Amigo atualmente tem atividades centralizadas em Lins, interior de São Paulo, e em Curitiba, capital do Paraná, mas alcança um total 87 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O potencial prevê atingir mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões, com foco de promover uma conscientização ambiental.
O programa, que conta com o apoio das prefeituras locais em Lins e Curitiba, contribui para que o óleo usado não seja descartado de maneira incorreta, como em pias ou no solo, por exemplo. Em vez disso, se torne uma das matérias-primas para a obtenção de biodiesel. Ao todo, mais de 550 estabelecimentos comerciais já forneceram óleo para a iniciativa.
As coletas são feitas de forma agendada, com caminhões e carros da empresa, em bares, restaurantes, escolas e outros locais geradores de óleo. O produto recolhido passa por análises, acompanhadas de auditores, nas quais é verificado se o óleo atende os parâmetros de acidez, impureza e umidade para a produção de biodiesel.
Educação e conscientização ambiental complementam o programa da JBS
Além das empresas que apoiam o programa, 51 escolas e instituições sociais participam ativamente de atividades para promover a conscientização e destinação correta entre seus frequentadores. Cada recolhimento de produto nesses espaços resulta em benfeitorias e livros para as instituições sociais e escolas.
O Óleo Amigo considera que, por meio da educação, é possível provocar novos hábitos e atitudes sustentáveis, que, posteriormente, serão mantidas pelas novas gerações. Desde o início, o programa alcançou diretamente mais de 30 mil estudantes, que se tornam porta-vozes da conscientização ambiental.
“Ensinamos as pessoas de maneira lúdica sobre quanto o programa pode beneficiar o meio ambiente e a sociedade. Por exemplo, utilizamos aquários para demonstrar como o óleo forma uma camada por cima da água que bloqueia a passagem do oxigênio, prejudicando todo o ecossistema”, conta Pereira.
Dentro do conceito de economia circular, a JBS aproveita 99% de cada bovino processado pela companhia. Em aves e suínos, esse percentual é de 94%. Dos resíduos do processo produtivo do boi, além do biodiesel, são obtidos couro para revestimento de móveis, vestuário e acessórios, peptídeos de colágeno e gelatinas, além da fabricação de sabonetes e muitos outros produtos.
[…] Programa da JBS transforma 26 milhões de litros de óleo de cozinha usados em biodieselVinhos branco, rosé e espumantes crescem no gosto dos brasileiros como bebidas de verãoCoreia do Sul vai tornar obrigatório o uso de embalagens sem rótulo para água potável […]
[…] sustentável no Cerrado: potencial de US$ 72 bi para o Brasil até 2030Programa da JBS transforma 26 milhões de litros de óleo de cozinha usados em biodieselVinhos branco, rosé e espumantes crescem no gosto dos brasileiros como bebidas de […]