alunos gastronomia instituto baccarelli
Reading Time: 2 minutes

Projeto é realizado em parceria com o Instituto Capim Santo, que também é responsável pela gestão do Restaurante Baccarelli.

Um grupo de 50 pessoas da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, iniciou no último sábado, dia 06 de julho, um curso de cozinha profissional fornecido na sede do Instituto Baccarelli – idealizador da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira constituída em uma comunidade no mundo. Serão duas turmas de 25 alunos para esse primeiro curso realizado em parceria com o Instituto Capim Santo, que assumiu a gestão do Restaurante Baccarelli em maio deste ano.

O curso de 200 horas faz parte da proposta criada para o Restaurante Baccarelli, reativado em agosto do ano passado após a instituição desenvolver sua frente de combate à insegurança alimentar implementada em 2020. As aulas acontecem sempre aos sábados e tem previsão de conclusão em dezembro de 2025.

A ideia é que esses alunos saiam dos cursos aptos a atuar no setor de gastronomia – como as funcionárias do Restaurante Baccarelli, todas ex-alunas – ou para montar seus próprios empreendimentos. Os diferenciais são os conhecimentos sobre refeições saudáveis e sustentáveis.

Instituto Baccarelli ampliou atuação social com alimentos para a comunidade

O Instituto Baccarelli nasceu com o objetivo de fazer a transformação social por meio da música, mas nos últimos anos tem ajudado as famílias dessa comunidade também contra a insegurança alimentar. Para tanto, distribui cerca de 15 mil refeições mensais. Atualmente, o Restaurante Baccarelli, conta com o patrocínio da B3, por meio da B3 Social, e fornece cerca de 15 mil refeições por mês, feitas por 25 mulheres de Heliópolis.

Além dos pratos que são servidos no próprio restaurante para os alunos que frequentam as atividades do Instituto Baccarelli, também são fornecidas marmitas para as famílias dos beneficiados. Esta iniciativa foi colocada em prática pela instituição no início de 2024 pela melhora na segurança alimentar na região.

Marmitas durante as férias escolares

Como parte dos esforços para o combate à insegurança alimentar na comunidade de Heliópolis, o Instituto Baccarelli está distribuindo, durante as férias de julho, marmitas para as famílias dos atendidos pela instituição.

A entrega das marmitas ocorre de segunda a sexta, sempre por volta das 15h, para garantir a refeição do jantar. Atualmente, são 200 marmitas distribuídas diariamente — a quantidade que cada família recebe é proporcional ao número de integrantes que as compõem.

2 Comentários
  1. […] Instituto Baccarelli promove curso de gastronomia para moradores de HeliópolisJBS cria programa de empreendedorismo para mulheres no agroResíduos alimentares: lixo se transforma em biogás e fertilizantes […]

  2. […] Leia também:Instituto Capim Santo abre vagas para curso gratuito de gastronomia social e sustentável em São PauloPlantas biofortificadas combatem desnutrição com alimentos mais nutritivosInstituto Baccarelli promove curso de gastronomia para moradores de Heliópolis […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?