IFPA – International Fresh Produce Association lança campanha em São Paulo para estimular consumo das frutas com foco em todo varejo.
É tempo da safra de banana e da uva, duas frutas campeãs do gosto do brasileiro e do mundo e destaques como alimentos saudáveis. A IFPA, entidade global que representa a indústria de produtos frescos, oferece ao varejo a Campanha de Sazonalidade da banana e da uva, voltada a estimular o consumo dessas frutas no varejo.
A IFPA disponibiliza um kit gratuito com materiais para redes sociais contendo informações dos benefícios das frutas, lindas imagens, para folhetos, e-book de receitas e vídeos que vão ajudar o varejo nas campanhas de marketing.
Condições climáticas afetaram produção de bananas em 2024
A safra de banana em 2024 apresentou uma significativa instabilidade. Rafaela Fava – Diretora da Frutas Fava – um dos maiores distribuidores de banana do Brasil – e Conselheira da IFPA informa que o início do ano foi marcado por uma produção abundante e preços baixos, devido à grande oferta de frutas. No entanto, a partir de maio, o cenário mudou drasticamente.
“A ocorrência de secas intensas, seguida por um período de frio, impactou negativamente a produção e a qualidade das bananas. A seca provocou uma queda na produção e um aumento nos preços, enquanto o frio prejudicou a aparência das frutas. Embora a região norte de Minas Gerais tenha mantido uma produção de boa qualidade, a média nacional foi afetada. Estima-se que a produção continue instável até dezembro, com uma gradual recuperação e queda nos preços”, explica Rafaela Fava.
Produção de uva também foi afetada com o clima
A safra de uva em 2024 enfrentou desafios ainda maiores. “As chuvas excessivas no primeiro semestre causaram diversos problemas para os produtores. A fruta madura rachou, a florada foi prejudicada pela água e a incidência de doenças aumentou devido ao excesso de umidade. Como consequência, a produção de uva em 2024 deve apresentar uma redução de 20% a 30% em relação aos anos anteriores. Apesar da menor produção, a qualidade das uvas está sendo considerada boa, e os preços no mercado interno e externo estão elevados”, explica Junior Silveira, sócio-diretor da Xportare.
Tanto a banana quanto a uva enfrentaram desafios significativos em 2024, principalmente devido às condições climáticas adversas. No entanto, essas frutas continuam sendo importantes para a economia brasileira e possuem um mercado consumidor bastante expressivo.
Campanha IFPA promove consumo de alimentos saudáveis
A Campanha de Sazonalidade da IFPA para a banana e a uva ajuda a enfrentar os desafios dessas culturas. Para ter acesso ao kit gratuito das Campanhas de Sazonalidade da Banana e da Uva, os varejistas e interessados no material sobre os alimentos saudáveis devem acessar os links – UVA – https://bit.ly/CampUva24 e BANANA – https://bit.ly/Banana24
Ao utilizar os materiais da campanha, os varejistas contribuem para a promoção da educação e fortalecimento do setor de FFLV no Brasil.
Leia também:
Mahta amplia presença no mercado com super alimentos saudáveis e nutritivos com ingredientes da Amazônia
Alimentos frescos e saudáveis para comer em dias quentes
ApexBrasil lança “Buy Brazil” para conectar exportadores de alimentos e bebidas brasileiros a compradores internacionais
[…] Alimentos saudáveis: chegou a safra da banana e uva que estão com bom preço e qualidadeEmbrapa apresenta oportunidade de patrocínio a iniciativa ILPF de agropecuária regenerativaCapital Natural – O Imenso Potencial de Investimento Sistêmico no Maior Ativo Brasileiro Compartilhar 0 likes Artigos Relacionados […]