Participantes da 42ª reunião anual conhecerão seus desempenhos avaliados pelo Instituto Agronômico de Campinas
A análise de solo é o procedimento mais utilizado em todo o mundo para avaliar a qualidade do solo e orientar a aplicação de corretivos e fertilizantes — insumos que representam entre 20% e 30% do custo de produção agrícola. Nesse cenário, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), de Campinas, realiza análises e capacita laboratórios públicos e privados para que esses ofereçam serviços com qualidade e confiabilidade ao setor agrícola em diversas regiões do Brasil e em alguns países da América Latina.
Atualmente, 165 laboratórios do Brasil, Paraguai, Bolívia, Guatemala, Colômbia e Uruguai participam do Programa de Laboratórios para Análise de Solos para Fins Agrícolas do IAC. Todos os anos, essas unidades cadastradas são reunidas na sede do Instituto, que avalia seus desempenhos ao longo do ano, em três conjuntos analíticos: básica, micronutrientes e física. Em 2026, a 42ª Reunião Anual do Programa será realizada no dia 24 de fevereiro, em Campinas.
Diagnóstico preciso para uma agricultura mais sustentável
Os resultados das análises de solo vão muito além de orientar práticas de adubação e calagem. Eles também permitem monitorar a disponibilidade de nutrientes essenciais e detectar a presença de elementos tóxicos em excesso, que podem comprometer o desenvolvimento das plantas e causar impactos negativos ao ambiente. Ao fornecer um diagnóstico preciso das condições do solo, essas análises se tornam peça fundamental no planejamento agrícola responsável.
O pesquisador responsável pelo Programa, Heitor Cantarella, enfatiza o papel central dessa ferramenta na agricultura contemporânea:
“A análise do solo é uma ferramenta essencial para o gerenciamento da agricultura moderna ao permitir recomendações mais precisas para a aplicação de insumos, maximizando os resultados econômicos e reduzindo os impactos ambientais.”
Quatro décadas de capacitação laboratorial
Criado em 1984 e em funcionamento contínuo desde então, o Programa de Laboratórios para Análise de Solos para Fins Agrícolas oferece aos participantes uma ferramenta essencial para monitorar a eficiência das análises realizadas e corrigir eventuais falhas. O objetivo é garantir maior precisão e confiabilidade nos resultados, beneficiando diretamente agricultores e o setor produtivo. A edição de 2026 marca a 42ª reunião consecutiva — uma trajetória que evidencia o compromisso do Instituto Agronômico com a qualidade técnica do setor.
O evento é voltado para técnicos em química, estudantes de graduação e pós-graduação, biólogos, químicos, professores, pesquisadores e gerentes de laboratórios. Além de ser um espaço de avaliação, a reunião anual funciona como ponto de encontro da comunidade científica dedicada à análise e manejo do solo no Brasil e na América Latina.
Cantarella ressalta que a missão do IAC extrapola as fronteiras do próprio Instituto ao capacitar toda a rede laboratorial:
“Além de fazer análises de solos para os agricultores desde o final do século XIX, o IAC também contribui para que outros laboratórios ofereçam um serviço de boa qualidade.”
Ensaio de proficiência em insumos agrícolas amplia o escopo do programa
Para além do programa de análise de solos, o Instituto Agronômico oferece aos laboratórios interessados a possibilidade de participar do Ensaio de Proficiência em Insumos Agrícolas. A iniciativa avalia a qualidade analítica dos serviços prestados em análise de fertilizantes orgânicos e organominerais, calcário, condicionadores de solo, substratos para plantas e lodo de esgoto. O escopo ampliado reflete a crescente diversidade de produtos utilizados no manejo agrícola moderno — tema também em destaque no ecossistema de inovação do agronegócio brasileiro, como abordado na matéria sobre o avanço dos bioinsumos no Brasil.
O cientista do IAC Fernando Zambrosi destaca a importância do uso racional desses produtos para a segurança alimentar e ambiental:
“Esses produtos desempenham importante papel na produção de alimentos como fontes de nutrientes e nas melhorias da qualidade do solo. Contudo, devem ser usados de forma racional e sustentável para que não ocorra efeitos adversos ao ambiente.”
Serviço: 42ª reunião anual – informações e acesso
42ª Reunião Anual do Ensaio de Proficiência IAC para Laboratórios de Análise de Solos para Fins Agrícolas
Data: 24 de fevereiro de 2026
Horário: 8h às 17h
Local: Instituto Agronômico (IAC) – Avenida Barão de Itapura, 1.481 – Campinas (SP)
