homem no campo com tablet - PwC Pesquisa CEO e Inteligencia Artificial
Reading Time: 5 minutes

Pesquisa CEO Survey promovida pela PwC identificou que 69% creem na tecnologia e 71% nas mudanças climáticas como fatores de mudança na criação, entrega e captura de valor nas empresas

Pesquisa ouviu líderes do setor em mais de 100 países. Para 80%, a IA generativa apresenta ameaça relacionada à cibersegurança. Além disso:

  • 69% estão confiantes no crescimento econômico do país nos próximos 12 meses
  • 31% temem que seus negócios não sejam viáveis em 10 anos, caso não haja reinvenção nos modelos de negócios
  • 89%  têm esforços em andamento ou concluídos para melhorar a eficiência energética dos seus negócios

Mudanças climáticas e tecnológicas, duas das megatendências globais apontadas na 27ª edição da Global CEO Survey como fatores de mudança para criação, entrega e captura de valor para os próximos anos, serão ainda mais importantes na avaliação dos líderes do setor de agronegócio. É o que mostra esta edição da pesquisa anual da PwC, que neste ano ouviu mais de 4,7 mil executivos em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

Maurício Moraes, sócio da PwC Brasil e líder para o setor de agribusiness, entende que alguns temas principais ficaram muito evidentes na pesquisa. O primeiro relacionado com a necessidade de alimentar o mundo, com quantidade e qualidade. Com melhor renda, a população passa a consumir mais alimentos, a busca se torna maior por proteínas. O segundo tema é a transição energética. O Brasil tem muita capacidade para desenvolver projetos envolvendo o agro e outros setores.

As mudanças tecnológicas foram indicadas por 69% dos CEOs do agronegócio como um fator que impactará “muito” ou “extremamente” o setor nos próximos três anos, indica a pesquisa. Já 71% dos líderes do Agronegócio apontam as mudanças climáticas como principal exposição e ameaça para seus negócios nos próximos 12 meses.

IA generativa no agro ainda tem muito espaço para crescer em relevância

Os CEOs do agronegócio brasileiro também demonstram expectativa com o crescimento uso da IA generativa. Para 71% deles, a utilização desta tecnologia vai aumentar a eficiência de trabalho nos próximos 12 meses e para 69% a eficiência de trabalho dos funcionários também deve crescer.

“Nota-se na pesquisa que inteligência artificial e mudanças climáticas já pautam a agenda do setor e vão continuar pautando em um futuro próximo”.

Maurício Moraes, sócio da PwC Brasil e líder para o setor de agribusiness (foto: divulgação)

A atenção a essas megatendências dialoga com o fato de quase um terço dos CEOs do setor (31%) acreditarem que seus negócios não serão economicamente viáveis por mais de 10 anos, em comparação com 23% no ano passado, mantido o rumo atual de suas empresas.

Ainda assim, a inserção da IA generativa é discreta no agro. Apenas 23% dos CEOs do setor afirmam que a tecnologia foi adotada em toda empresa nos últimos 12 meses (enquanto a média no Brasil e no mundo é de 32% entre todos os setores). No mesmo período, apenas 11% dos respondentes declararam ter mudado a estratégia do próprio negócio por causa da IA generativa.

“O desafio do Brasil em adotar a inteligência artificial é maior do que em outros mercados internacionais, exige mais educação e conscientização. As grandes corporações do setor já atuam promovendo essas iniciativas educacionais junto ao mercado e com seus funcionários”, explica Maurício sobre a velocidade na adoção da tecnologia e competitividade. “Existem casos onde as empresas têm equipamentos altamente tecnológicos para a captação de dados, mas não têm pessoal habilitado para operar”.

Quando questionados se a IA generativa melhorará a qualidade dos produtos ou serviços das empresas em que trabalham nos próximos 12 meses, 54% dos CEOs do agronegócio brasileiro acreditam que sim (abaixo dos 64% dos brasileiros de outros setores e 58% do recorte global). Quando a questão foi se a IA generativa aumentará a capacidade da empresa de criar confiança com os stakeholders, apenas 34% dos líderes do agro responderam afirmativamente (50% no Brasil e 48% no mundo).

Os CEOs do agronegócio demonstram uma preocupação destacada em relação aos riscos da IA generativa, acima da média brasileira. O principal temor é com a cibersegurança, citada por 80% (74% entre os executivos brasileiros de outros setores e 64% no recorte global). A divulgação de desinformação vem em segundo lugar, com 63%, no mesmo patamar que a média no país.

Mudanças climáticas no centro das atenções

As mudanças climáticas já aparecem, nos últimos cinco anos, como um fator significativo de mudança para criação de valor no agro – 60% dos CEOs do setor na pesquisa responderam “muito” ou “extremamente” para esse impacto no período. Na projeção para os próximos três anos, este fator ganha mais importância e sobe para 71%.

“O entendimento sobre a urgência do clima não chega a ser novidade entre as lideranças do agro no Brasil, mesmo assim é uma tendência em alta. A questão climática e avanços tecnológicos, com destaque para a IA generativa, preveem alterações associadas nas preferências dos consumidores, e devem ser os propulsores da reinvenção entre as empresas do setor”, avalia o executivo.

O aumento expressivo na percepção dos CEOs do agronegócio sobre a exposição às mudanças climáticas contrasta com o registrado na média brasileira (que caiu de 17%, em 2023, para 16%, em 2024) e no recorte global (queda de 12%, em 2023, para 14%, em 2024). Dos CEOs do setor, 89% têm esforços em andamento ou já concluídos para melhorar a eficiência energética e inovar em produtos e serviços com baixo impacto climático.

Desafio da reinvenção com questões regulatórias e estruturais

No agronegócio brasileiro, o ambiente regulatório é apontado como o principal inibidor da reinvenção e foi apontado como um desafio por 66% dos CEOs. O percentual é um pouco acima da média brasileira quando 62% dos líderes indicaram questões regulatórias como entraves para seus negócios. Outro ponto indicado como entrave foi a instabilidade na cadeia de abastecimento, preocupação de  63% dos líderes, enquanto a média de outros setores do país é de 46%.

Neste ano, a Global CEO Survey traz um otimismo entre os líderes do agronegócio no Brasil sobre o crescimento no país, 69% dos líderes do setor acreditam na aceleração da economia interna. Quanto à média global, este percentual é de 40%.

Em relação à expectativa de geração de receitas das próprias empresas nos próximos 12 meses no setor, que era de crescimento para 78% no ano passado, caiu para 35% neste ano. Enquanto para os próximos três anos, o percentual sobe para 57%, em 2023 esse percentual era de 70%.

Crescimento em outros mercados: aumento nas exportações sustenta os negócios

Em relação aos mercados considerados mais relevantes para o crescimento, a indústria de agronegócio no Brasil segue a tendência de todas as indústrias no país: Estados Unidos aparece no topo da lista, com 49% (nos demais setores do Brasil, o país representa 44%).

China está em segundo lugar nos dois recortes, mas é ampla a importância maior dada pelos líderes de agronegócio, 43% indicaram o país asiático, enquanto a média dos demais setores do Brasil foi de 23%. Outra particularidade é que a Índia não aparece no top 5 brasileiro geral, mas ficou em terceiro lugar entre os países indicados pelos líderes do agronegócio, com 14%.

Leia também:

Coreia do Sul vai tornar obrigatório o uso de embalagens sem rótulo para água potável
Sorvete saudável: demanda por sobremesas nutritivas cresce no Brasil
Produção sustentável no Cerrado: potencial de US$ 72 bi para o Brasil até 2030

1 Comentário
  1. […] agtech Mastera com a empresa deep tech do agro Elytron acelerará a oferta de bioinsumos no BrasilCEOs de agro do Brasil acreditam no aumento da eficiência de trabalho com o uso da IA generativaPreocupação com desperdício de alimentos em restaurantes aumenta no […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?