rastreabilidade de alimentos e bebidas QR Code Coca-Cola
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A rastreabilidade de alimentos tem se tornado cada vez mais essencial, especialmente em um cenário onde a transparência e a segurança alimentar são prioridades tanto para consumidores quanto para empresas.

Um dos principais recursos que têm contribuído para esse avanço da transparência das indústrias de alimentos e de bebidas junto aos consumidores é a adoção dos códigos de barras padrão GS1 Brasil.

Esses códigos não apenas asseguram a identificação única dos produtos, mas também oferecem benefícios significativos para a redução de perdas, otimização dos processos e a transparência de informações.

Rastreabilidade e Segurança Alimentar

Os códigos de barras permitem que produtos alimentícios sejam rastreados ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a sua origem até o ponto de venda.

Segundo Nilson Gasconi, executivo de Desenvolvimento Setorial da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a capacidade de saber a origem de um determinado produto, por onde ele passou e onde foi comercializado é vital para garantir a segurança dos alimentos.

Em caso de recall, por exemplo, o histórico de rastreabilidade viabiliza uma resposta rápida e precisa, reduzindo o impacto negativo para o consumidor e evitando o descarte de lotes que não foram afetados, minimizando assim o desperdício de alimentos.

A rastreabilidade baseada em padrões globais, como o GTIN (Número Global de Item Comercial), possibilita que empresas mantenham o controle de estoque, gerenciamento de data de validade e assegurem a segurança dos alimentos de forma automatizada e eficiente.

Com o avanço para o QR Code Padrão GS1, a interação direta com os consumidores também foi aprimorada, oferecendo acesso a informações detalhadas sobre o produto, como origem, data de validade e certificações.

Redução de Perdas e Desperdício de Alimentos e Bebidas

A capacidade de rastrear alimentos ao longo de sua cadeia produtiva também permite um controle rigoroso sobre as condições de armazenamento e transporte. Isso evita perdas relacionadas a produtos fora do prazo ou em más condições de conservação. Empresas que adotam o padrão GS1 podem otimizar seus processos logísticos e reduzir erros operacionais, o que se traduz em uma significativa redução de desperdício.

Um exemplo desse benefício pode ser observado no caso da Coca-Cola, que implementou o QR Code Padrão GS1 em suas embalagens retornáveis. A tecnologia permitiu à empresa rastrear com precisão os vasilhames, reduzindo o impacto ambiental e otimizando a gestão logística. Além disso, a Coca-Cola usa essa tecnologia para educar seus consumidores sobre os benefícios do uso de garrafas retornáveis e o impacto positivo para o meio ambiente.

“Esse é um dos projetos que visa o futuro do nosso planeta e toca em pontos extremamente importantes para nossa empresa e para a área de tecnologia”, comenta o especialista em Novas Tecnologias do escritório da Coca-Cola Brasil e Cone Sul, Alfeu Júnior.

Benefícios para as Empresas

A adoção do padrão GS1 Brasil traz vantagens não apenas para a segurança alimentar, mas também para a eficiência operacional das empresas. Empresas como a BRF, que também adotaram a rastreabilidade GS1, relatam maior acuracidade no controle de estoque, o que se traduz em uma melhor gestão de recursos e redução de perdas.

A implementação dos códigos GS1 não só confere mais confiança ao consumidor, como também facilita o cumprimento de regulamentações sanitárias e normas de segurança.

Além de garantir um processo de recall mais ágil, o uso do padrão GS1 ajuda as empresas a atenderem às exigências legais de rastreabilidade, um fator essencial para o comércio internacional de alimentos. Esse nível de transparência também favorece a confiança do consumidor, que pode verificar diretamente a origem e as certificações de qualidade do produto que está adquirindo.

Transparência e Confiança do Consumidor

A transparência proporcionada pelo uso dos códigos de barras é um diferencial competitivo para as empresas que o adotam. Com a introdução do QR Code GS1, reunindo inúmeras informações úteis ao mercado, o consumidor tem à sua disposição uma ferramenta poderosa para acessar informações detalhadas sobre o produto que consome, desde a origem até o impacto ambiental. Essa interação promove uma comunicação direta entre as empresas e seus clientes, aumentando a confiança na marca.

Empresas como Coca-Cola e BRF são exemplos de grandes corporações que utilizam a tecnologia de rastreabilidade GS1 para aprimorar sua cadeia de produção e, ao mesmo tempo, fornecer informações claras e acessíveis aos seus consumidores. Isso demonstra um compromisso com a qualidade, sustentabilidade e segurança dos produtos ofertados.

“Podemos citar alguns casos de sucesso de empresas que adotaram o padrão GS1 como, por exemplo, eles Fugita, Citrícola Lucato, Citros Lagazzi, Café Pacaembu, Itaueira, Vapza, Heborá, NK Tomates, Nestlé, Agropecuária Schio, H2Orta, Divinut Indústria de Nozes”, destaca Nilson. 

Ao adotar essa tecnologia, as empresas não só garantem a integridade de seus produtos, mas também promovem a confiança dos consumidores e reduzem perdas e desperdícios, contribuindo para um setor alimentício mais sustentável.


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