Povos indígenas foram essenciais para diversidade genética da mandioca; as práticas indígenas garantiram variabilidade genética
Os povos indígenas foram essenciais para diversidade genética da mandioca, mostra estudo internacional publicado na revista Science. Liderada por pesquisadores da Embrapa em cooperação com instituições de oito países, a pesquisa analisou o genoma de 573 variedades de mandioca e confirmou que práticas tradicionais indígenas, como a troca de mudas entre aldeias e seleção de plantas, preservaram e ampliaram essa diversidade ao longo de milhares de anos.
Embora a mandioca seja cultivada principalmente por clonagem (por pedaços da planta original, chamados manivas), pesquisadores identificaram uma surpreendente diversidade genética preservada pelas comunidades indígenas. “Na mandioca, toda a diversidade existente entre as diferentes amostras está espalhada de forma uniforme. Uma amostra coletada em Cuba em 1904 é geneticamente filha de outra coletada na Amazônia em 1961”, explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Fábio Freitas.
Ancestralidade e dispersão continental
A pesquisa abrangeu uma ampla área geográfica, analisando amostras desde os Estados Unidos até o Chile. Os resultados mostraram um forte parentesco genético entre variedades, devido às trocas frequentes e à seleção feita pelos povos indígenas ao longo da história.
Segundo Freitas, “a mandioca foi domesticada há mais de seis mil anos na borda sul da Amazônia, em uma área atualmente ocupada pelos estados do Acre e Rondônia”.
Ritual Casa de Kukurro: diversidade e tradição indígena
O estudo destaca especialmente o ritual Casa de Kukurro, do povo Waurá, no Alto Xingu (Mato Grosso). Esse ritual promove cruzamentos espontâneos entre variedades, ampliando a diversidade genética da mandioca.
“Os povos indígenas multiplicam e selecionam novos materiais, mantendo aqueles com características agronômicas, culturais e nutricionais relevantes para as aldeias”, detalha Freitas.
Contribuição para conservação e melhoramento genético
As descobertas oferecem oportunidades para conservar e aprimorar geneticamente a mandioca. Eduardo Alano, pesquisador da Embrapa Cerrados, afirma que “esse conhecimento nos ajuda a entender o passado, compreender o presente e aprimorar estratégias futuras”.
Além disso, a diversidade genética identificada pode ajudar no combate a doenças emergentes, como a vassoura de bruxa, recentemente identificada no Amapá.

Pesquisa internacional e esforço histórico de coleta
O estudo envolveu instituições dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Bolívia, Chile e Brasil. Participaram: Smithsonian Institute (EUA), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasil); Royal Botanic Gardens (Reino Unido), Max Planck Institute of Geoanthropology (Alemanha), University of Copenhagen (Dinamarca), Museo de Historia Natural Noel Kempff Mercado (Bolívia), University of Washington (EUA), Embrapa Mandioca e Fruticultura (Brasil), Embrapa Cerrados (Brasil), University of Warwick (Reino Unido), American Museum of Natural History (EUA), McMaster University (Canadá), University of Portsmouth (Reino Unido), University of Virginia (EUA), University of York (Reino Unido), Texas A&M University (EUA), Museo Chileno de Arte Precolombiano (Chile), Universidad de Tarapacá (Chile), The Pennsylvania State University EUA).
Para entender a evolução genética da mandioca, foram analisadas amostras recentes, históricas e arqueológicas, incluindo exemplares com mais de dois mil anos de idade, fruto de décadas de coletas e preservação por bancos genéticos da Embrapa.
O estudo confirma o papel fundamental das comunidades indígenas não apenas na preservação da biodiversidade agrícola, mas também no desenvolvimento sustentável e segurança alimentar global diante dos desafios ambientais e climáticos atuais.
Leia também:
Acordo entre OCP e Embrapa fortalece pesquisa para agricultura sustentável
Produtores devem adotar práticas agrícolas para minimizar adversidades climáticas, alerta Embrapa
Embrapa enfrenta desafios com anúncio de corte de orçamento
[…] Estudo da Embrapa revela papel essencial dos indígenas na diversidade genética da mandiocaInvestimento em agroalimentação sustentável: os novos modelos de negócios no mercadoJBS amplia atendimento a pequenos produtores e apoia regularização de 15 mil propriedades rurais […]