certificacao NSF embalagens alimentos seguras

Inovação em acessibilidade e certificação nas embalagens de alimentos amplia inclusão no consumo

Um estudo recente identificou mais de 3.600 substâncias químicas presentes em materiais de embalagens e no preparo de alimentos, com potencial de acumulação no corpo humano. O dado reforça o papel das empresas em garantir segurança e transparência — tanto na composição dos produtos quanto na forma como a informação chega ao consumidor.

Nesse cenário, a NSF anunciou o lançamento para a América Latina do Protocolo 525 (NSFP525), uma certificação que avalia materiais e embalagens em contato com alimentos, frente a requisitos científicos e regulatórios globais. A medida chega em um momento de revisão internacional de substâncias como bisfenóis e PFAS, e logo após a ANVISA atualizar o regulamento sobre materiais e equipamentos celulósicos no Brasil.

Certificação para embalagens mais seguras

A NSF, organização global referência em saúde pública e segurança, lançou o protocolo NSF P525: Embalagens Seguras para Alimentos, destinado a proteger consumidores e marcas de substâncias tóxicas como PFAS, BPA e metais pesados.

Segundo a empresa, o protocolo certifica embalagens primárias, secundárias e de uso único em contato com alimentos, com base em uma metodologia científica que valida a eliminação de compostos nocivos e garante conformidade com padrões internacionais.

Sam Cole, Diretor de Avaliações de Contato com Alimentos da NSF, explica a relevância do novo protocolo:

“Quando você vê a marca de certificação NSF P525: Embalagem Segura para Alimentos em produtos alimentícios, pode ter certeza de que eles foram avaliados por especialistas técnicos e cientistas independentes para ajudar a verificar a exposição limitada a substâncias químicas prejudiciais.”

A certificação inclui testes de migração, verificação de declarações “livre de” (como BPA, PFAS e ftalatos) e avaliação de conformidade regulatória regional. Após a aprovação, os produtos podem exibir o selo “NSF Food Packaging” no rótulo e integrar o banco público global da NSF.

Embalagens acessíveis e autonomia para milhões

Enquanto novas regulações buscam reduzir riscos invisíveis nas embalagens, a Nestlé amplia a discussão sobre acessibilidade e inclusão ao lançar o projeto “Rótulos que Falam” — iniciativa que torna 100% do portfólio de 1,2 mil produtos acessível para pessoas cegas, com baixa visão ou não alfabetizadas.

O aplicativo desenvolvido pela startup Alia Inclui, com apoio da Fundação Dorina Nowill, faz leitura automatizada das informações de rótulo e ingredientes. A ferramenta permite comandos de voz, chatbot com inteligência artificial e leitura personalizada por interesse do usuário.

Segundo Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-estar da Nestlé, a inovação beneficia e promove a inclusão de muitos brasileiros:

“Na Nestlé, acreditamos que a inclusão precisa sair do discurso e se traduzir em ações concretas. O projeto Rótulos que Falam nasceu do desejo de ampliar a autonomia de milhões de brasileiros que ainda enfrentam barreiras, como ler um rótulo ou identificar um produto na despensa.”

A iniciativa foi testada com 15 consumidores cegos e atingiu NPS 83 (nível de excelência) após a implementação de 41 melhorias antes do lançamento. A solução, segundo a empresa, é pioneira em escala e impacto social no setor de alimentos.

Diversidade na prática e impacto social

Com mais de um século de presença no país e atuação em 99% dos lares brasileiros, a Nestlé busca refletir a diversidade da população em seus quadros e práticas. Atualmente, cerca de 180 pessoas com deficiência visual integram o time da companhia, que tem 5,5% de colaboradores com deficiência.

Augusto Drumond, head de Diversidade e Inclusão da Nestlé, reforça a importância da iniciativa:

“Nosso compromisso é representar o Brasil como ele é. A diversidade é parte da nossa cultura e uma força que impulsiona a inovação. Quando diferentes vozes participam das decisões, construímos soluções mais humanas e conectadas com a sociedade.”

O projeto Rótulos que Falam também foi estruturado para permitir que outras empresas integrem seus produtos à plataforma da Alia Inclui, ampliando o alcance da inclusão digital e social. O aplicativo está disponível para download em Google Play e Apple Store.


Leia mais

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2026 FOOD FORUM

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail e retornaremos muito em breve!

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?