O Dia Mundial do Chocolate é celebrado nesta sexta-feira (07/07). Os brasileiros têm ótimos motivos para se orgulhar de tudo o que envolve o alimento no País. Desde o cultivo do cacau até a produção de barras com sabores e aromas requintados, o setor mantém bom crescimento em produção e exportação de cacau e de produtos para consumo.
Inúmeras empresas nacionais e de variados portes partiram para a confecção de produtos requintados, levando os consumidores a experiências gustativas diferenciadas. Partem do processamento de cacau de origens e qualidades variadas, conseguindo atender consumidores que desejam experiências excepcionais.
É o caso, por exemplo, da Dengo. A empresa oferece chocolates varietais e expande sua atuação com lojas próprias pelo país e já conta com uma também em Paris. Diversas outras crescem no mercado com a oferta de lojas franqueadas, também para oferecer produtos de sabores diferenciados. Exemplos dessas redes são as chocolaterias da cidade de Gramado, incluindo a Lugano e a Chocolate Caseiro Gramado, com lojas por todo o país.
Em se tratando de franquias em grande escala, a rede de chocolates Cacau Show, com 3.763 lojas, se tornou a maior franquia em número de lojas do Brasil em 2023. A informação é da Associação Brasileira de Franchising. A empresa declara já ter cerca de 12% do mercado nacional de chocolates.
Por que o Dia Mundial do Chocolate é comemorado?
Historicamente falando, consta que é a data da chegada do produto à Europa no século XV. Até então, somente os povos maia e astecas consumiam o produto, que se tornaria o ouro negro junto à aristocracia europeia. O chocolate se popularizou no mundo somente com a revolução industrial, e seu consumo não parou mais de crescer.
As sementes de cacau chegaram ao Brasil, onde o clima e solo se mostraram muito favoráveis, por volta de 1750. Entre altos e baixos da cultura do cacau, por diversos motivos, hoje a produção do cacau está em boa expansão.
O mercado internacional cresce com produtos que atendem o público com variados perfis econômicos e de preferências de sabor.
Sustentabilidade apoia os produtores rurais e o crescimento do mercado
Sendo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o setor de chocolates no País apresenta boas perspectivas. A indústria de chocolate apresentou um crescimento 9,8% na produção do primeiro trimestre de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
No total, foram 219 mil toneladas, ante 199 mil produzidas nos três primeiros meses de 2022. Em 2022, o volume produzido atingiu 760 mil toneladas, equivalente a um crescimento de 8%, em comparação à produção registrada em 2021, que alcançou 701 mil toneladas.
As grandes indústrias nacionais crescem com a oferta de produtos amparados por compromissos de sustentabilidade. A Mondeléz promove o Cocoa Life, iniciativa de apoio aos produtores de cacau em todo os países produtores onde atua. A iniciativa Nestlé Cocoa Plan é de alcance mundial, promovendo boas práticas agrícolas, melhor condição de vida e cacau de qualidade.
A Dengo mantém iniciativa local que busca sustentabilidade e impacto positivo na cultura do cacau. A empresa investe em treinamento, capacitação e vistoria dos produtores. O resultado desse trabalho é a melhor renda e qualidade de vida a eles. A empresa conta com o apoio do Instituto Arapyaú, que mantém iniciativas de produção sustentável na Amazônia e na Bahia.
Ao perguntarmos à International Cocoa Organization (ICCO) sobre a atuação das empresas brasileiras quanto a sustentabilidade do cultivo do cacau no Brasil, a entidade se mostrou muito positiva quanto ao país. Hoje está focada em problemas estruturais nos países africanos. É de lá que sai a maior produção de cacau no mundo, e onde há muitos problemas relacionados a trabalho infantil e escravidão.
E viva o Dia Mundial do Chocolate!
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