O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, é uma data essencial para conscientizar o mundo sobre a importância do direito à alimentação e da necessidade de sistemas alimentares sustentáveis. A cada ano, diversas organizações e empresas se unem para combater a fome e o desperdício de alimentos, promovendo ações que ajudam milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.
Em 2024, a campanha tem como tema “Direito aos alimentos para um futuro e uma vida melhores”, destacando o papel de projetos inovadores que buscam reduzir o desperdício e aumentar a distribuição de alimentos.
Empresas como Unilever e JBS estão na vanguarda, implementando programas que promovem inovações com sustentabilidade, salvam toneladas de alimentos e garantem que eles cheguem às mesas de quem mais precisa.
Ação conjunta para a segurança alimentar com redução de perdas no varejo
O projeto Unidos pela Comida, da Unilever, já salvou mais de 1.500 toneladas de alimentos desde seu lançamento em 2021. A iniciativa, que atua em oito estados do Brasil, utiliza uma cadeia inovadora de logística, em parceria com a startup Infineat, para garantir que alimentos próximos da data de validade sejam redistribuídos de forma rápida e eficiente.
O projeto é uma parceria entre empresas e conta com a startup Infineat na atuação logística. A filantech utiliza uma tecnologia proprietária, um aplicativo que acompanha todas as operações, gerando uma enorme profusão de dados, para que seja encontrado o caminho mais rápido para os produtos que estão aptos para o consumo, mas não por muito tempo.
“O Unidos pela Comida é um dos maiores orgulhos que temos e surgiu em meio a um período muito crítico da pandemia, momento em que alguns funcionários de diversas áreas, incomodados com a realidade da fome no Brasil se agravando, juntaram-se voluntariamente para levantar ideias de como poderíamos utilizar a potência da Unilever para transformar a situação. Assim, desenvolvemos uma cadeia de doação inovadora e eficiente. Ao lado dos nossos parceiros, conseguimos fazer com que esses alimentos se transformem em refeições e cheguem às mesas de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar”, explica Rodrigo Visentini, líder da unidade de negócios de Nutrição da Unilever Brasil.
Como resultado, mais de 24 milhões de refeições foram servidas à população em situação de vulnerabilidade alimentar. A meta para 2024 é resgatar mais 1.200 toneladas de alimentos, ampliando ainda mais o alcance dessa ação.
JBS: A sustentabilidade da cadeia produtiva é essencial para a perenidade e a competitividade dos negócios
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva. A empresa desenvolveu o programa Escritórios Verdes, que auxilia pequenos produtores rurais na adoção de práticas socioambientais.
O programa fornece suporte técnico gratuito e serviços de extensão. Desde sua criação, em 2021, por volta de 13 mil propriedades rurais foram regularizadas e 5.000 hectares destinados à recuperação florestal.
Hoje, o conceito evoluiu para Escritórios Verdes 2.0, que oferece suporte técnico e gerencial para aumentar a produtividade e promover a recuperação ambiental. O hub conta com o serviço em três frentes:
- Escritório Verde Ambiental, para regularização ambiental e reinserção gratuita de fazendas na cadeia produtiva;
- Escritório Verde Assistência Técnica, com o foco em produtividade e manejo do solo, o que inclui recuperação de pastagem e cuidados para a disponibilidade e qualidade da água com ações de proteção e recuperação de nascentes; e
- Escritório Verde Assistência Gerencial, que fornece capacitação e ferramentas que visam o aprimoramento da gestão.
A implementação das práticas junto aos pecuaristas conta com duas grandes instituições financeiras para que os produtores tenham acessos a recursos a custos mais competitivos para a implantação dessas melhorias.
“O Escritório Verde Virtual é uma forma nova de atender aos produtores com mais flexibilidade e maior abrangência. A partir desse lançamento, portanto, a gente pretende ampliar ainda mais o acesso ao programa de forma prática e eficiente”, pontua Fábio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil.
Exemplos de processos cada vez mais eficientes na JBS vêm das operações baseadas no conceito de economia circular em suas próprias operações. O objetivo é reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia em sistemas de ciclo fechado, o que mira eliminar o desperdício de resíduos.
Hoje, de cada bovino processado, 99% do animal é aproveitado. Em aves e suínos, esse percentual é de 94%. Nas últimas duas décadas, a JBS implementou uma série de iniciativas para transformar subprodutos de suas operações em biodiesel, couro para revestimento de móveis, vestuário e acessórios, peptídeos de colágeno e gelatinas, além de sabonetes e muitos outros produtos.
Além disso, a JBS é líder em economia circular, reaproveitando 99% de cada bovino processado e transformando subprodutos em biocombustíveis, colágeno, gelatina, entre outros.
Iniciativas de longo prazo para um futuro melhor
As ações promovidas no Dia Mundial da Alimentação mostram que é possível, com o engajamento de grandes empresas e da sociedade civil, reduzir o desperdício e garantir que mais pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos e de qualidade.
Programas como o Unidos pela Comida e o Movimento Todos à Mesa são exemplos de que, com inovação e comprometimento, é possível criar redes que beneficiam milhões de pessoas.
O Dia Mundial da Alimentação continua a ser uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de garantir que todos tenham acesso ao alimento que necessitam, e de que empresas como Unilever, JBS e tantas outras têm um papel fundamental na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e justos.
Leia também:
Dia Mundial da Alimentação: Iniciativas de ONGs nacionais que estão fazendo a diferença
FAO destaca focos principais para o Dia Mundial da Alimentação
Editorial: Qual a relevância do Brasil no World Food Forum e no Dia Mundial da Alimentação?
[…] Dia Mundial da Alimentação: Iniciativas corporativas nacionais somadas à segurança alimentarDia Mundial da Alimentação: Iniciativas de ONGs nacionais que estão fazendo a diferençaA oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo como inovar e produzir alimentos com sustentabilidade […]