irrigação campo canais
Reading Time: 4 minutes

Dia Mundial da Água – O Brasil tem uma particularidade ímpar em relação a muitos outros países do mundo: grande parte de seus rios correm para o interior do país, e não direto para o oceano.

Qual a vantagem disso?

As águas de nossos rios podem abundantemente ser usadas para irrigação e consumo, por todo o interior do país. Isso gera economia no uso dos aquíferos subterrâneos, o que não ocorre em muitos países.

No entanto, todo o ecossistema de preservação e uso das águas demanda cuidados para que o meio se mantenha equilibrado. E, acima de tudo, para que tenhamos meios de reduzir os impactos decorrentes das mudanças climáticas.

Dia Mundial da Água: bate-papo com Lineu Rodrigues

lineu rodrigues embrapa

Conversamos com o pesquisador Lineu Rodrigues, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, que nos traz ótimas informações sobre o uso de água no país.

  • Food Forum News: Qual a estimativa do volume de consumo de água no agro e na pecuária nacionais?

No Brasil, temos mais ou menos 180 mil metros cúbicos de água por segundo, somando a vazão de todos os nossos rios. Contando todos os usos no País, utilizamos menos de 1% dessa água. Considerando apenas a agricultura irrigada, que é a principal usuária, são usados 0,4%, 0,5% desse total de água disponível nos rios. Então, usamos muito pouco da nossa água. 

Temos que criar mais possibilidades estratégicas para o uso da água para desenvolver regiões e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

  • Food Forum News: O Agro nacional demanda mais água para o cultivo do que em outros países grandes produtores tais como norte-americano, europeus?

Não, em hipótese alguma. Somos privilegiados por podermos fazer duas a três safras no ano. Com isso, você acaba utilizando mais água que, por exemplo, os Estados Unidos, que  têm meses de neve durante o ano. Mas se considerarmos apenas o período de produção, a quantidade de água utilizada é a mesma.

Nossos sistemas de irrigação são tão tecnificados quanto os dos EUA e dos países da Europa, a genética de plantas é praticamente a mesma que se usa por lá. Portanto, não há diferença. Somos um país referência na produção de alimentos, tendo a tecnologia que existe lá fora. A única diferença, felizmente, é que podemos fazer a agricultura o ano todo, e nesses outros países isso geralmente não é possível.

  • Food Forum News: Vocês têm conhecimento do consumo de água de lençóis freáticos no país?

A água utilizada nos aquíferos (e não dos lençóis freáticos) tem um uso normal. Tem que haver uma boa gestão dos recursos hídricos, o que está contemplado em nossas leis. Desconheço esse caso da África. A água dos aquíferos pode ser utilizada como toda água, desde que se faça um uso racional. Não vemos problemas, não usamos tanto a água dos aquíferos.

A água que vem dos rios é a mesma que vem dos aquíferos, no final das contas. No Oeste da Bahia, é utilizada a água do Aquífero Urucuia, mas no geral utiliza-se a água superficial. Não há problema em usar a água de aquífero, o importante é fazer uma boa gestão dos recursos hídricos, com um olhar mais moderno para a questão, para que possamos utilizar a água para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

  • Food Forum News: Há algum controle sobre a quantidade de água que usam?

Sim, existe um controle sobre a qualidade de água que se usa. Quem quiser utilizar água tem que pedir uma outorga, que é um direito de uso de recursos hídricos. Os critérios da outorga são muito limitantes. Acabamos usando muito pouca água, e muita água vai embora para os oceanos.

Mais de 95% da nossa água não é utilizada. Existe um controle e uma fiscalização cada vez maiores. Temos, agora, que começar a olhar o lado de desenvolvimento da água, ou seja, usar a água para o desenvolvimento junto, é claro, com o meio ambiente. Uma coisa não limita a outra.

  • Food Forum News: Existem iniciativas de irrigação usando painéis solares para gerar energia para bombas de irrigação?

Sim, o que existe no mundo nós temos no Brasil. Existem muitas iniciativas usando os painéis solares, principalmente na pequena agricultura, isso é muito viável. Temos essas tecnologias em vários locais. E a energia é estratégica, é um dos gargalos da irrigação no Brasil.

Temos que incentivar mais o uso dessas tecnologias, aumentar nossa matriz energética e não depender apenas da energia hídrica, pois isso acaba causando dependência das chuvas, comprometendo outros usos. Então, existem vários casos de propriedades usando painéis solares.

  • Food Forum News: Outros temas que acredite ser relevantes sobre sustentabilidade no uso de água e produtividade agropecuária no país?

A agricultura brasileira é referência no mundo e o que há lá fora em termos de tecnologia, nós temos no Brasil. Temos que melhorar, na verdade, a nossa gestão de água, possibilitando que mais água seja utilizada de forma racional, sem comprometer o meio ambiente.

A falta de acesso à água para a irrigação tem criado desigualdades sociais no nosso país. Numa mesma região, pessoas que têm acesso à água melhoram a qualidade de vida, enquanto outras não podem ter acesso à irrigação porque não têm acesso à água. São qualidades de vida diferentes, mesmo havendo água suficiente no rio.

A água no Brasil, de maneira geral, é um problema temporal: pode haver muita água num determinado momento e pouca em outro. Temos que viabilizar a construção de barragens para que se possa transportar a água no tempo, ou seja, levar água de um momento em que é abundante para outro momento em que ela é pouca.

E, quando necessário, também fazer a transposição no espaço, como se fez no rio São Francisco. No Brasil, temos que pensar na gestão da água, pensar num olhar moderno para essa gestão. Água é sinônimo de desenvolvimento. Não se desenvolve em um país, uma região ou um setor sem água. É nisso que temos que pensar.

Fonte:  Segundo leitores, os créditos devem ser atribuídos a Patrícia Kalil (jornalista responsável) e Tom Bojarczuk (artista responsável) do “Água sua linda”

Leia também:

Cuidados com uso de água compõem com iniciativas de sustentabilidade na Marfrig
Como proteger os 60 milhões de km3 de água guardada no planeta
Dia Mundial da Água: entenda a importância de monitorar os padrões de qualidade da água

1 Comentário
  1. […] Água é sinônimo de desenvolvimento. Não se desenvolve um país, uma região ou um setor sem ág…Indústria destina água residual para irrigação de pastoBons motivos que fazem da agricultura irrigada uma atividade sustentável […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?