Relatorio FAO Florestas Desmatamento

Avaliação FAO dos Recursos Florestais Globais 2025 traz análises detalhadas para 236 países e territórios sobre desmatamento, indicando redução nas taxas de perda florestal em todas as regiões

O desmatamento diminuiu em todas as regiões do mundo na última década, segundo a Avaliação dos Recursos Florestais Globais 2025 (FRA 2025) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Publicado a cada cinco anos, a edição 2025 do relatório foi divulgada durante a Plenária da Iniciativa Global de Observações Florestais (GFOI) em Bali, Indonésia.

Os dados mais recentes mostram que as florestas cobrem 4,14 bilhões de hectares — cerca de um terço da área terrestre do planeta. Além da desaceleração das taxas de desmatamento, o FRA 2025 destaca notícias positivas adicionais para as florestas mundiais, incluindo mais da metade das florestas agora cobertas por planos de manejo de longo prazo e um quinto das florestas dentro de áreas protegidas legalmente estabelecidas.

No entanto, o relatório observa que os ecossistemas florestais em todo o mundo continuam enfrentando desafios, com a taxa atual de desmatamento de 10,9 milhões de hectares por ano ainda muito elevada.

Desaceleração do desmatamento em escala mundial: importância ecológica e socioeconômica das florestas

As florestas são essenciais para a segurança alimentar, meios de subsistência locais e fornecimento de biomateriais e energia renováveis. Elas abrigam grande proporção da biodiversidade mundial, ajudam a regular os ciclos globais de carbono e hídrico, e podem reduzir os riscos e impactos de secas, desertificação, erosão do solo, deslizamentos de terra e inundações.

O Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, escreveu no prefácio do FRA 2025:

“As FRAs são as avaliações globais mais abrangentes e transparentes dos recursos florestais e sua condição, manejo e usos, cobrindo todos os elementos temáticos da gestão florestal sustentável. Os dados que produzem servem a múltiplos propósitos, desde informar a comunidade global sobre o status das florestas e suas mudanças, até apoiar decisões, políticas e investimentos relacionados às florestas e aos serviços ecossistêmicos que elas fornecem.”

Extensão florestal e perda líquida em declínio

As florestas cobrem 4,14 bilhões de hectares, ou 32% da área terrestre global, equivalente a 0,5 hectare por pessoa. Quase metade das florestas do mundo está localizada nos trópicos.

A taxa anual de perda líquida de floresta caiu de 10,7 milhões de hectares na década de 1990 para 4,12 milhões de hectares no período 2015-2025. O desmatamento desacelerou para 10,9 milhões de hectares por ano em 2015-2025, abaixo dos 17,6 milhões em 1990-2000.

A taxa de expansão florestal também diminuiu, de 9,88 milhões de hectares anuais em 2000-2015 para 6,78 milhões em 2015-2025.

Florestas de regeneração natural e primárias

As florestas de regeneração natural representam 92% da área florestal total (3,83 bilhões de hectares). Embora tenham diminuído em 324 milhões de hectares entre 1990 e 2025, a taxa de perda líquida desacelerou significativamente. Os declínios mais significativos na última década ocorreram na África e América do Sul, enquanto a Europa registrou aumento nas florestas de regeneração natural.

As florestas primárias cobrem pelo menos 1,18 bilhão de hectares — cerca de um terço da área florestal reportada. As perdas continuam, mas a taxa foi reduzida pela metade em comparação com o início dos anos 2000.

Florestas plantadas e estoques de carbono

As florestas plantadas representam cerca de 8% da área florestal total, cobrindo estimados 312 milhões de hectares. Sua área aumentou em todas as regiões desde 1990, mas globalmente a um ritmo mais lento na década mais recente.

O estoque de crescimento florestal do mundo é estimado em 630 bilhões de metros cúbicos. Os estoques de carbono florestal aumentaram, atingindo 714 gigatoneladas.

Áreas protegidas e gestão florestal

Cerca de 20% das florestas (813 milhões de hectares) estão em áreas protegidas legalmente estabelecidas, um aumento de 251 milhões de hectares desde 1990.

Mais da metade das florestas em todo o mundo (2,13 bilhões de hectares, ou 55% da área total) estão sob planos de manejo, um aumento de 365 milhões de hectares desde 1990.

Perturbações e propriedade florestal

O fogo afeta em média 261 milhões de hectares de terra anualmente, quase metade dos quais é florestada. Em 2020, insetos, doenças e condições climáticas severas danificaram cerca de 41 milhões de hectares de florestas, principalmente nas regiões temperadas e boreais.

Setenta e um por cento das florestas do mundo são de propriedade pública, 24% são de propriedade privada, com o restante sob propriedade desconhecida ou de outra natureza.

Objetivos de manejo e uso múltiplo

Aproximadamente 1,20 bilhão de hectares (29% das florestas) são manejados principalmente para produção, e 616 milhões de hectares para uso múltiplo.

Áreas adicionais são designadas para conservação da biodiversidade (482 milhões de hectares), proteção de solo e água (386 milhões de hectares) e serviços sociais (221 milhões de hectares).


Leia mais:

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2026 FOOD FORUM

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail e retornaremos muito em breve!

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?