Reading Time: 2 minutes

A Dengo, conhecida marca brasileira de cafés e chocolates de alta qualidade, anunciou uma colaboração inovadora com a ReSeed, líder em soluções de crédito de carbono baseadas na natureza. A iniciativa, denominada “Créditos para a Terra”, tem o objetivo de medir o carbono estocado nas fazendas de cacau e remunerar os produtores por seu compromisso com a preservação ambiental.

A parceria entre a Dengo e a ReSeed representa uma oportunidade única para a indústria do cacau, unindo impacto ambiental e social de maneira inovadora. Através desse projeto, os produtores de cacau da Dengo no Brasil serão integrados ao programa Farm Fresh Carbon Credit da ReSeed.

Agricultura sustentável com impacto social

Historicamente, a indústria do chocolate enfrentou desafios de sustentabilidade e equidade. O chocolate é classificado como o segundo alimento com maior impacto ambiental, principalmente devido ao desmatamento. No entanto, a maioria dos pequenos agricultores, responsáveis por 75% do cacau mundial, vive na linha da pobreza.

Com a novidade dessa parceria o cenário pode mudar, criando um fluxo de receita adicional para os pequenos agricultores por meio da venda de crédito de carbono. Esses créditos incentivam práticas agrícolas regenerativas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.

A implementação de técnicas de agricultura regenerativa na produção de cacau contribui para a prevenção do desmatamento, melhora a saúde do solo e aumenta o rendimento das colheitas. Além disso, auxilia na remoção de carbono da atmosfera, deixando-o armazenado no solo.

A venda de crédito de carbono tem o potencial de transformar significativamente a subsistência dos produtores de chocolate da Dengo: 50% das vendas desses créditos serão direcionadas diretamente aos agricultores, enquanto 30% serão destinados à assistência técnica para os produtores rurais. Os 20% restantes cobrirão os custos e a manutenção da iniciativa.

Impacto positivo para agricultores e meio ambiente

A ReSeed, conhecida por trazer crédito de carbono diretamente dos agricultores para o mercado, oferece uma abordagem inovadora. Fundada em 2022, ela é pioneira em créditos de carbono com rastreabilidade total, desde a coleta de dados até o ciclo de vida completo. A Dengo já integrou 75 agricultores ao Programa de Crédito de Carbono da ReSeed.

A oferta aos produtores de cacau cria uma oportunidade única para a indústria, combinando a redução de carbono com impacto social. A ReSeed e a Dengo visam estabelecer um novo padrão para práticas empresariais responsáveis nas indústrias agrícola e de chocolate.

Os primeiros créditos de carbono associados aos produtores de cacau Dengo estarão disponíveis para venda no segundo semestre de 2024. Essa iniciativa não apenas promove a sustentabilidade na indústria do cacau, mas também oferece aos consumidores uma chance de contribuir para um futuro mais verde ao escolher produtos Dengo.

Este é um dos caminhos para uma indústria do cacau mais sustentável, resiliente e socialmente responsável.

Leia também:

Cacau, fruto sustentável do Brasil, promovido no vídeo da AIPC
Radar Agtech: Região Norte cresce mais de 300% em número de startups que atuam na área agrícola
Bureau Veritas revoluciona cadeias produtivas com solução de rastreio

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?