Máquina preparo alimento
Reading Time: 5 minutes

CES e NRF, os dois grandes eventos no início de 2024, mostram aceleração nas grandes inovações e transformações do processo de compra e consumo de alimentos

O mercado se agita todo o início de ano com duas grandes feiras comerciais nos Estados Unidos: CES – Consumer Electronics Show, em Las Vegas, e o NRF – National Retail Federation, em Nova Iorque. Ambas ditam as tendências tecnológicas e de consumo, incluindo as aplicadas ao mercado de alimentos.

CES aponta o futuro com novidades para os consumidores e varejo

Indo pela ordem de realização, a CES é um evento que traz as principais novidades tecnológicas de muitas indústrias. As tecnologias aplicadas ao ecossistema de alimentos, incluindo as que podem ser usadas nas empresas de foodtech, é apenas um pequeno pedaço. No entanto, algumas tecnologias permeiam todo o mercado.

É o caso da inteligência artificial, que ganhou muito destaque e força em todo o processo de produção de alimentos, transporte, vendas e armazenamento doméstico, impressoras 3D, máquinas autônomas de preparo de alimentos, e outros. Alguns destaques:

  • Personalização dos alimentos: A indústria está se movendo de um menu restrito e que deveria atendar a todos, para novas experiências personalizadas. O uso de inteligência artificial permitirá indicar a melhor composição de alimentos, de acordo com as necessidades nutricionais das pessoas.
  • Impressão 3D de alimentos e chefes robôs chegam às residências: A próxima década prevê que estaremos bem próximos ao que nos apresentava o nostálgico desenho animado Os Jetsons. Robôs, lasers e impressão digital deverão estar presentes na preparação de nossas refeições. Estas são algumas das inovações apresentadas na CES:
    • Equipamento de uso doméstico para produção de cerveja.
    • Forno doméstico para assados, com aroma de madeira (imitando o churrasco).
    • Scanner doméstico de alimentos para determinar o valor nutricional dos alimentos inseridos em um prato.
  • Robôs automatizando o serviço de alimentação fora do lar: expositores apresentaram diversos novos equipamentos que automatizam a elaboração de alimentos e bebidas. Entre eles:
    • Robô que serve variados tipos de bebidas a base de café e drinques alcoólicos.
    • Robô que consegue preparar 30 refeições por hora, com controle dos ingredientes, temperos, calor e tempo de cozimento.
  • O novo varejo mais tecnológico: A soma de tecnologias trará uma nova experiência de compra nas lojas de varejo de alimentos. Tecnologias combinadas, incluindo Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e realidade aumentada, levarão os consumidores a comprar produtos de forma mais envolvente.

Pelo lado dos fornecedores, espera-se que as novas tecnologias promovam redução nas perdas de alimentos, que hoje representam quase 30% do total dos alimentos produzidos.

A publicação especializada em tecnologia CNET fez um bom apanhado de novos e modernos equipamentos para produção de alimentos.

NRF promove novas tecnologias para melhorar o relacionamento com os consumidores

A NRF organizou a exposição com foco nos alimentos e buscando ativações imersivas para empresários e profissionais que atuam no varejo de alimentos.

Na Zona de Inovação Foodservice, a organização do evento buscou levar os visitantes a experienciarem os ambientes da vida real. O objetivo é promover o acesso e a interação com as tecnologias que estão mudando a maneira como varejistas e operadores entregam alimentos a seus clientes.

Destaques da NRF:

  • O Taffer’s Tavern, apresentado pela Middleby, permite que os participantes peçam comida preparada em fornos sem ventilação de última geração, com tecnologia de cozimento sous-vide (comida fornecida pela Cuisine Solutions).
  • A Jukebox Pizza, apresentando o PizzaBot da Middleby, demonstra como os robôs podem agilizar e automatizar o processo de cozimento em uma pequena área de cobertura, enquanto entregam pizza quente e fresca em apenas alguns minutos. Os visitantes podem pedir sua pizza para viagem.
  • Comcast Business: Conectividade com WiFi gerenciado, que estende a cobertura sem fio para áreas externas – alimentando a tecnologia de cozinha digital, aplicativos e pontos de contato, voltados para o cliente e PDV, tudo gerenciado remotamente.
  • A MachineQ, uma empresa da Comcast, potencializa soluções de IoT. Realiza o monitoramento do nível de enchimento de resíduos, detecção de vazamentos, banheiros inteligentes, monitoramento de utilidades, alerta de segurança da equipe, gerenciamento de temperatura de geladeira/freezer, rastreamento de estoque, monitoramento de ocupação.
  • O LetzChat aproveita a tecnologia avançada de IA para fornecer traduções de menu multilíngues em tempo real e perfeitas para permitir experiências superiores ao cliente.
  • As câmeras Cisco Meraki capturam e monitoram o tráfego de pedestres dentro e fora de ambientes de varejo para reimaginar a segurança e a análise e modernizar a infraestrutura de segurança.
  • A NCR fornece os sistemas para tornar o processo de pedido fácil e a preparação de alimentos eficiente por meio de seus sistemas de exibição de PDV e cozinha.
    • Depois de fazer seu pedido via quiosque NCR ou on-line, o visitante receberá uma mensagem informando que seu pedido pode ser retirado em um armário conectado ao Middleby com a leitura de um código de barras.

A loja de conveniência “mais conveniente”

Apresentando o exemplo perfeito da solução de autosserviço, o evento traz tecnologias que podem mudar a forma como os clientes compram:

  • TLines promove o conceito de queo varejo depende de um design eficaz e atraente.
  • A SymphonyAI oferece uma solução de inteligência de loja, alimentada por IA avançada e tecnologia de visão computacional. Oferece uma visão em tempo real das condições de prateleira, fluxos de trabalho priorizados para remediar interrupções e recomendações baseadas em insights para alcançar novos níveis de conformidade, disponibilidade na prateleira e excelência operacional.
  • O foodservice da PepsiCo aproveita o melhor da empresa para ajudar os clientes a impulsionar o futuro das experiências de alimentos e bebidas. A linha inclui marcas de bebidas, lanches e alimentos que conectam todas as ocasiões do consumidor.
  • A ShiftSmart conecta empresas com trabalhadores qualificados para aumentar o atendimento, reduzir a rotatividade e melhorar a qualidade.

Varejo autônomo

  • A Sensei apresenta uma tecnologia de mistura de loja perfeitamente com compras tradicionais, simplificando a jornada do cliente, da navegação ao checkout, com IA, sensores e muito mais. É conveniente e rápido, como acessar a despensa em casa.
  • A Auki Labs apresenta o Convergent, a plataforma de computação espacial para varejo que aprimora as operações de varejo. Oferece recursos como sobreposições de realidade aumentada para layouts de lojas, mapas pesquisáveis para inventário, otimização de rotas para seleção de pedidos e notas espaciais para comunicação eficaz. O objetivo é reduzir os custos de treinamento, melhorar a eficiência e agilizar as tarefas diárias.

Autosserviço muda a relação com o consumidor

  • A Structural Concepts apresentará seu Autonomous Retail Merchandiser, a única vitrine refrigerada a oferecer uma solução inteligente completa para compras autônomas que compensará os desafios trabalhistas, simplificará o gerenciamento de estoque e entregará um rápido ROI, transformado em maior lucratividade.

Drive-thru leva nova tecnologia para a vitrine

O futuro reserva novas tecnologias para quem opera com drive-thru:

  • A CRI fornece placas de pedidos que ilustram como o uso da tecnologia na exibição de menus ajuda a aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente, a precisão e o fluxo de pedidos.
  • O LetzChat oferece tradução em 104 idiomas, tornando mais fácil do que nunca receber pedidos precisos em qualquer idioma.
  • A solução drive-thru da Par inclui o PDV para o caixa, fones de ouvido integrados, gerenciamento de pedidos drive-thru e pagamentos.
  • As câmeras Cisco Meraki capturam e monitoram o tráfego de pedestres, dentro e fora de ambientes de varejo, para reimaginar a segurança e a análise e modernizar a infraestrutura de segurança.

Leia também:

SondaLeite, da Embrapa, traz inovação no monitoramento da qualidade do leite
Dadinho de tapioca com queijo coalho: receita saudável e saborosa
Seara incentiva adoção de energia solar nas granjas de produtores integrados

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?