O perfil @comercomciencialoficial no Instagram comemora nesta terça-feira (15) um ano no ar disseminando conhecimento e insights para estimular a consciência alimentar com 101 publicações nos stories e 98 no feed, sendo 44 Reels com uma média de 823 reproduções, que conquistaram quase 1,4 mil seguidores.
Essa iniciativa do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos em parceria com a Fundepag é a semente do projeto Comer Com Ciência, lançado seis meses depois sob coordenação da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital, instituto de pesquisa ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.
Como coordenador do projeto, lembro que esse caminho mais dinâmico e sem fronteiras, com passos mais firmes e direcionados, é uma evolução planejada do Alimentos Industrializados 2030, conforme artigo que publiquei em fevereiro do ano passado. Esse projeto já atuava em quatro áreas interrelacionadas: Tecnologia e Sustentabilidade; Tendências e Inovações; Ciência, Regulatórios e Políticas Públicas; Informação e Comunicação.
Nosso trabalho dedicado à divulgação do conhecimento técnico-científico teve início antes disso, em 2010, com a Série Brasil Trends 2020, que foi sucedida, em 2015, pela publicação Brasil Processed Food 2020 como uma resposta à equivocada classificação NOVA introduzida pela 2ª edição do Guia Alimentar para a População Brasileira. No ano seguinte, lançamos o site Alimentos Processados e em 2018 a publicação Alimentos Industrializados: a importância para a sociedade brasileira.
Dois anos depois, publicamos Indústria de Alimentos 2030: ações transformadoras em valor nutricional dos produtos, sustentabilidade da produção e transparência na comunicação com a sociedade e iniciamos a Série Alimentos Industrializados 2030, concluída nos 60 anos do Ital, em 2023, quando lançamos o estudo Brasil Food Safety Trends 2030: transformações, tendências e desafios para a governança e gestão da segurança dos alimentos e os hubs de conteúdo http://industriadealimentos2030.com.br/ e www.alimentosindustrializados.com.br.
Ao longo desses 15 anos de muito trabalho, universidades, instituições de pesquisa e entidades setoriais elogiaram os materiais coordenados pelo Ital, mas ponderaram que não eram acessados pelos consumidores, em especial das gerações Y e Z. Para viramos a chave, planejamos junto à agência Criah uma comunicação direta com o consumidor, inédita até o momento para o Ital. Passamos a executar esse planejamento em janeiro do ano passado e em 15 de abril estava no ar o perfil @comercomcienciaoficial no Instagram, mantido de forma orgânica.
Diante da repercussão positiva dessa iniciativa, almejamos expandi-la para outras redes sociais e eventos para estar presente cada vez mais no dia a dia do consumidor final. Assim nasceu o projeto de mesmo nome, lançado em 15 de outubro de 2024, véspera do Dia Mundial da Alimentação, em evento interativo com comunicadores, outra ação pioneira para o Ital: o Comer Com Ciência Experience.
É por toda essa trajetória que comemoramos com grande felicidade um ano de vida do Comer Com Ciência, que tem crescido ainda mais graças a colaborações e parcerias ligadas a ciência e tecnologia de alimentos e nutrição. Importantes passos foram dados, mas ainda há muitos outros por vir!