luis madi comer com ciencia
Reading Time: 2 minutos

O perfil @comercomciencialoficial no Instagram comemora nesta terça-feira (15) um ano no ar disseminando conhecimento e insights para estimular a consciência alimentar com 101 publicações nos stories e 98 no feed, sendo 44 Reels com uma média de 823 reproduções, que conquistaram quase 1,4 mil seguidores.

Essa iniciativa do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos em parceria com a Fundepag é a semente do projeto Comer Com Ciência, lançado seis meses depois sob coordenação da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital, instituto de pesquisa ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.

Como coordenador do projeto, lembro que esse caminho mais dinâmico e sem fronteiras, com passos mais firmes e direcionados, é uma evolução planejada do Alimentos Industrializados 2030, conforme artigo que publiquei em fevereiro do ano passado. Esse projeto já atuava em quatro áreas interrelacionadas: Tecnologia e Sustentabilidade; Tendências e Inovações; Ciência, Regulatórios e Políticas Públicas; Informação e Comunicação.

Nosso trabalho dedicado à divulgação do conhecimento técnico-científico teve início antes disso, em 2010, com a Série Brasil Trends 2020, que foi sucedida, em 2015, pela publicação Brasil Processed Food 2020 como uma resposta à equivocada classificação NOVA introduzida pela 2ª edição do Guia Alimentar para a População Brasileira. No ano seguinte, lançamos o site Alimentos Processados e em 2018 a publicação Alimentos Industrializados: a importância para a sociedade brasileira.

Dois anos depois, publicamos Indústria de Alimentos 2030: ações transformadoras em valor nutricional dos produtos, sustentabilidade da produção e transparência na comunicação com a sociedade e iniciamos a Série Alimentos Industrializados 2030, concluída nos 60 anos do Ital, em 2023, quando lançamos o estudo Brasil Food Safety Trends 2030: transformações, tendências e desafios para a governança e gestão da segurança dos alimentos e os hubs de conteúdo http://industriadealimentos2030.com.br/ e www.alimentosindustrializados.com.br.

Ao longo desses 15 anos de muito trabalho, universidades, instituições de pesquisa e entidades setoriais elogiaram os materiais coordenados pelo Ital, mas ponderaram que não eram acessados pelos consumidores, em especial das gerações Y e Z. Para viramos a chave, planejamos junto à agência Criah uma comunicação direta com o consumidor, inédita até o momento para o Ital. Passamos a executar esse planejamento em janeiro do ano passado e em 15 de abril estava no ar o perfil @comercomcienciaoficial no Instagram, mantido de forma orgânica.

Diante da repercussão positiva dessa iniciativa, almejamos expandi-la para outras redes sociais e eventos para estar presente cada vez mais no dia a dia do consumidor final. Assim nasceu o projeto de mesmo nome, lançado em 15 de outubro de 2024, véspera do Dia Mundial da Alimentação, em evento interativo com comunicadores, outra ação pioneira para o Ital: o Comer Com Ciência Experience.

É por toda essa trajetória que comemoramos com grande felicidade um ano de vida do Comer Com Ciência, que tem crescido ainda mais graças a colaborações e parcerias ligadas a ciência e tecnologia de alimentos e nutrição. Importantes passos foram dados, mas ainda há muitos outros por vir!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2025 - 24x7 Conteúdo Editorial CNPJ 41.841.726/0001-34

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?