Busca por vida mais saudável ajuda na expansão do consumo do produto
A produção de cerveja sem álcool no Brasil deve crescer 24% em 2023, segundo pesquisa da Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). A projeção reflete as demandas de consumidores que buscam por bebidas que sejam mais saudáveis, com qualidade, que possam ser consumidas fora de casa e reuniões sociais.
A cerveja sem álcool Heineken 0.0, lançada no Brasil há menos de dois anos, vê ótimas perspectivas para o produto e confirma os prognósticos da pesquisa. Ricardo Sabatini, diretor senior key account da Heineken, explica que o segmento de cervejas vinha em queda há dois anos e o lançamento do produto ajudou na retomada do crescimento das vendas no mercado.
A Heineken, em todo o mundo, hoje investe mais em ações de promoção das cervejas sem álcool do que de outros produtos. “A estratégia está alinhada com o propósito de promover o consumo responsável, forte e genuíno. Estava em tempo para trazer o produto ao Brasil, fazia falta ao portfólio da empresa no país”, explica Sabatine, tomando por base a experiência internacional bem-sucedida da empresa com cerveja sem álcool.
A qualidade é apontada como o grande diferencial: quebra barreiras de restrições junto aos consumidores. A cerveja é 100% natural e, mesmo sem álcool, tem sabor de cerveja. “O consumidor aderiu rapidamente, tirando o estigma de ser uma bebida para quem tem algum tipo de restrição alimentar e por cuidados com a gravidez”, diz Sabatine.
Crescimento do consumo responsável fora de casa apoia a categoria da cerveja sem álcool
Assim como ocorre em muitos países, a cerveja pode fazer parte das refeições do dia a dia, ainda mais sendo sem álcool. “A Heineken sem álcool pode ser consumida nas refeições, após a prática de esportes, em momentos de socialização, podendo dirigir após o consumo. O produto promove mais equilíbrio na vida das pessoas”, ressalta o executivo.
A pesquisa Consumer Insights, realizada pela Kantar, indica que o crescimento de consumo de cervejas fora de casa foi de 16% entre os meses de março de 2021 e 2022, e a queda no consumo nos lares foi de 7,9%. Mais pessoas estão saindo de casa e socializando, aumentando o consumo individual. Este indicador pode ser base para as estratégias de marketing na promoção do conceito e hábito de consumo das bebidas sem álcool. Nessa mesma pegada de cerveja sem álcool, a Budweiser lançou a Bud Zero no Brasil em 2022, e outras empresas seguiram com a Itaipava 0.0, Brahma Zero e Estrella Galicia Zero Álcool.
Sabatine reforça que, mesmo sendo a cerveja sem álcool, ela é indicada para consumo somente para maiores de 18 anos. “O produto é ideal para o jovem que sai e entende a importância do consumo responsável, como bebida nos encontros familiares, em diferentes ocasiões e variadas faixas etárias O produto tem aceitação em todo o país, ganhando relevância junto às pessoas que buscam por equilíbrio. Por isso o segmento vem crescendo”, conclui.
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