Ação criativa faz analogia entre a harmonia dos componentes do solo e do universo musical.
A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, acaba de lançar a Mosaic Biosciences Brasil, uma linha de produtos biológicos que ativa o potencial entre solo, planta e microbioma. Esta linha de produtos visa melhorar a saúde do solo e apoiar a biologia natural das lavouras, o que pode aumentar o rendimento do produtor rural com menos impacto ao meio ambiente.
Para mostrar ao agricultor que é necessário qualificar o solo (terrestre) para então produzir grandes colheitas, a empresa coloca nas mídias uma campanha que faz referência aos solos (musicais) que se tornaram lendários, icônicos e atemporais. “Mosaic Biosciences. Para você produzir os melhores solos da agricultura” é o mote das peças veiculadas em mídias digitais, impressas e OOH, como filmes para redes sociais, TV aberta e cinemas, anúncios em revistas especializadas, outdoors e spots de rádio.
Abordagem busca atrair a atenção dos produtores usando o sensorial
“Quando começamos a estudar as comunicações do mercado, entendemos que existia um espaço para ocuparmos. A maioria das empresas do segmento utiliza apelos técnicos nas campanhas e criativos, então nossa estratégia com a Solo Tour foi abrir uma conversa com o produtor e se conectar com ele – porque a música tem esse poder sensorial.”, comenta Rebecca Guimarães, gerente de Comunicação e Marketing Digital.
Levando para o universo agro criações estéticas e sonoras que vão além das referências da música sertaneja – normalmente associadas a esse setor da economia -, a campanha da Mosaic Fertilizantes permeia por diversos estilos musicais, sem deixar de lado, claro, o rock ’n roll. A ideia parte da inspiração nos solos criados por músicos icônicos para incentivar os agricultores a apostarem no potencial para produzir, por meio dos produtos da Mosaic Biosciences, os melhores solos que a agricultura já viu.
Samuel Bortolin, gerente de Marketing Sênior da Mosaic Fertilizantes, acredita que a campanha deve gerar um impacto surpreendente, em linha com o teor inovador e disruptivo da plataforma Mosaic Biosciences Brasil. “São produtos que ativam o potencial entre o solo saudável, as plantas e o microbioma para melhorar o desempenho das culturas, criando possibilidades para a agricultura e a humanidade. Essas inovações estão refletidas na campanha que o público poderá conferir a partir de agora”.
Inovação na abordagem busca atrair a atenção dos produtores rurais com memórias musicais
“Nossa sacada criativa foi expandir o olhar. Estávamos focados somente no target da campanha, mas então nos demos conta que, enquanto seres humanos, nós já somos muito bons em produzir solos, só que musicais. Quem não conhece um solo lendário de guitarra, por exemplo, que marcou sua vida e causa arrepios toda vez que é ouvido? Era desse nível de impacto e emotividade que precisávamos”, explica Graziela Mônaco, diretora de criação da Make ID, agência que assina a campanha.
Segundo o diretor de planejamento, José Francisco, o pontapé inicial foi entender a real necessidade do produtor rural. “Do ponto de vista estratégico, o grande insight foi perceber que o produtor rural já é um expert em produzir grandes lavouras, mas ainda não olhava com a mesma intensidade para o seu bem mais perene: o solo. A partir daí, o desafio criativo ficou claro: o produtor, agora, também precisa ser um expert em produzir solos”.