Com café da variedade Geisha, que atingiu em 91,89 pontos, Orfeu foi eleito um dos melhores cafés especiais do mundo pela 31° vez
Orfeu Cafés Especiais é mais uma vez um dos campeões da fase internacional do Cup of Excellence, o principal concurso de qualidade para cafés do mundo. Composto por representantes internacionais e brasileiros, o júri, que avaliou cafés especiais de 600 produtores, conferiu a segunda colocação ao café da variedade Geisha, cultivado nas fazendas de Orfeu.
A amostra ainda recebeu o título de Café Presidencial, por sua avaliação acima de 90 pontos. A marca mantém um histórico bem-sucedido no concurso por mais de 30 vezes entre os campeões.
Geisha é uma variedade de café cobiçada, que tem frutos originários da Etiópia, considerada o berço dos cafés.
Plantada na Fazenda Rainha em 2018, a 1.570 metros de altura o Geisha de Orfeu apresenta uma experiência sensorial elevada, com alta doçura, acidez cítrica e corpo cremoso, com notas de pêssego, manga e maracujá e aromas florais e frutados.
“Estamos muito felizes e orgulhosos por mais esta conquista, pois é um grande desafio, para uma empresa de grande escala, manter o nível de excelência de forma tão consistente”, ressalta Ricardo Madureira, CEO de Orfeu.
Para 2025, Orfeu Cafés Especiais planeja comercializar uma edição comemorativa do café premiado, destinada ao consumidor final.
Empresa mantém critérios sustentáveis na produção dos cafés especiais
Marca criada em 2005, Orfeu Cafés Especiais carrega com louvor a colocação de café brasileiro mais premiado no mundo. Tal excelência é fruto de um trabalho minucioso que acontece desde a seleção das sementes até chegar à xícara de seus apreciadores.
O plantio do café tem como origem diferentes terroirs e é cultivado majoritariamente no alto das montanhas do sul de Minas Gerais, na icônica fazenda Sertãozinho, que faz parte do complexo de Orfeu, sendo a maior detentora das lavouras, além de guardiã de um jequitibá de 1.500 anos.
Em 2022, Orfeu expandiu e, por meio do Plano de Certificação, passou a viabilizar o fornecimento de café advindo de outros cafeicultores, por conta do aumento de consumo de cafés especiais no Brasil e, consequentemente, crescimento da marca.
Orfeu cuida de todo processo de produção: plantio, colheita, torra e embalagens — manuseado pelos dedicados e gabaritados funcionários da empresa. Entre estes, em constante especialização e evolução, estão dez Q-Graders, especialistas internacionais de café.
Em seu portfólio padrão, fazem parte os Blends Intenso, Clássico, Bourbon Amarelo, Orgânico, Descafeinado e os lançamentos pontuais de Microlotes.
Azeites especiais compõem o portfolio de produtos diferenciados da empresa
De sabores únicos e frescor inigualável, Orfeu conta ainda com um produto no mesmo nível e trato como seus cafés. Depois de quase dez anos da primeira oliveira, a marca lançou em 2020 seus azeites especiais.
As oliveiras plantadas a mais de 1.300 metros de altitude na Fazenda Rainha são cultivadas em terroir privilegiado, de solo vulcânico e que proporcionam em cada cuidadosa extração a qualidade máxima.
Azeites Especiais Orfeu são elaborados em lagar próprio (oficina de produção de azeites) nas versões de Koroneiki, Coratina, Arbosana, Arbequina, Blend de safra e lançamentos pontuais de Microlotes. Mesmo com apenas dois anos no mercado, os Azeites Especiais Orfeu já foram premiados pelos mais respeitados concursos do mundo.
Leia também:
Com abelhas polinizando o café, receita do arábica pode crescer R$ 22 bi por ano no Brasil
Dia Internacional do Café: Inovações e tendências impulsionam o mercado brasileiro
Café sustentável: práticas para um futuro mais justo e equilibrado
[…] do foodservice foram apresentadas no iFood Move 2024Orfeu Cafés Especiais é um dos melhores do mundo no Cup of Excellence 2024Projeto Sustenta e Inova: impacto na sustentabilidade no […]