Reading Time: 3 minutes

Cinquenta dos alimentos mais importantes do ponto de vista econômico e social são tema do livro “Brasil em 50 alimentos”. Lançado para comemorar os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma homenagem da empresa aos cientistas e as instituições que ajudaram o Brasil a se transformar de importador em um dos maiores produtores mundiais de alimentos.

O livro mostra, de maneira clara, objetiva e didática, a diversidade e relevância da produção de alimentos no Brasil e sua importância para o mundo, estabelecendo a conexão com o fato de que a agricultura brasileira é baseada em ciência.

Cada alimento é apresentado em seis páginas com textos, gráficos, fotos e ilustrações. É feita sua descrição, apresentada origem, curiosidades, nutrientes, usos e expansão geográfica.

Saiba mais sobre o livro Brasil em 50 alimentos da Embrapa

“A concepção deste projeto e a organização desta publicação tinham como objetivo o uso de gráficos, imagens e narrativas para contar a história de cada alimento, sua evolução e relevância, com ênfase no papel da ciência brasileira ao longo das últimas cinco décadas”, explica Jorge Duarte, o responsável pelo projeto. Carla Timm e Nilda Sette coordenaram a parte editorial.

Jorge destaca que o livro não se restringe ao trabalho da Embrapa, uma vez que várias instituições públicas e privadas de pesquisa, universidades, cooperativas e outros parceiros contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Ele enfatiza: “Nossa intenção era apresentar 50 histórias que ilustrassem o impacto da ciência brasileira sobre os alimentos que desempenham um papel fundamental na alimentação da população e que transformaram o Brasil de importador em exportador de alimentos.”

O jornalista detalha o processo, começando com a elaboração de uma lista com 65 dos alimentos mais significativos produzidos no Brasil, que se beneficiaram de pesquisas públicas. Em seguida, um grupo de trabalho foi formado para selecionar as 50 histórias finais e supervisionar a produção, garantindo consistência e qualidade no conteúdo. Essa seleção considerou fatores como relevância econômica e social, além da contribuição da ciência brasileira.

Muitos alimentos, apesar de sua importância econômica, são desconhecidos em certas regiões do Brasil. Jorge aponta o açaí como exemplo, um produto amplamente consumido e exportado, mas que muitos brasileiros nunca tiveram contato. O objetivo do livro é estabelecer uma conexão clara e didática entre a ciência e o cotidiano do brasileiro, tornando a informação acessível a um público amplo, desde estudantes até líderes de grandes organizações.

A criação do livro envolveu várias unidades da Embrapa e instituições parceiras de pesquisa. Por exemplo, o capítulo sobre cacau contou com a contribuição da Embrapa e da Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, vinculada ao Ministério da Agricultura.

Jorge vê essa publicação como um exemplo de divulgação científica, apresentando informações sobre a ciência dos alimentos de maneira acessível, com o uso de imagens, infográficos e texto de fácil compreensão. Ele comenta: “para o cidadão brasileiro, a agricultura está diretamente associada à produção de alimentos, mais do que a exportação. Este livro se comunica com o consumidor e com o cidadão, contando uma história de forma acessível e mostrando como os cientistas desempenharam um papel fundamental na conquista da variedade, volume e qualidade dos alimentos no Brasil.”

Quanto ao futuro, Jorge considera a possibilidade de traduzir a publicação para o inglês, uma oportunidade única para destacar a diversidade dos alimentos produzidos no Brasil e a influência da ciência na agricultura brasileira. A versão impressa já foi distribuída a várias autoridades, incluindo ministros, parlamentares, diplomatas e representantes de missões estrangeiras.

Confira a lista dos alimentos que representam o país, dos mais comuns aos mais regionais:

1.           Abacate

2.           Abacaxi

3.           Açaí

4.           Alface

5.           Alho

6.           Amendoim

7.           Arroz

8.           Azeite de oliva

9.           Banana

10.         Batata

11.         Batata-doce

12.         Cacau

13.         Café

14.         Caju

15.         Camarão

16.         Carne bovina

17.         Carne caprina e ovina

18.         Carne de frango

19.         Carne suína

20.         Castanha-do-brasil

21.         Cebola

22.         Cenoura

23.         Cevada

24.         Cupuaçu

25.         Erva-mate

26.         Feijão

27.         Girassol

28.         Goiaba

29.         Guaraná

30.         Laranja

31.         Leite de cabra

32.         Leite de vaca

33.         Limão

34.         Maçã

35.         Mamão

36.         Mandioca

37.         Manga

38.         Maracujá

39.         Mel

40.         Melão

41.         Milho

42.         Morango

43.         Ovos

44.         Peixe

45.         Pimenta-do-reino

46.         Soja

47.         Sorgo

48.         Tomate

49.         Trigo

50.         Uva

Além dos 50 alimentos, o livro tem, como complemento, o perfil de seis produtos agrícolas com contribuição relevante da ciência brasileira nos últimos 50 anos: vinho, pastagens, pinus, eucalipto, algodão e cana-de-açúcar.

Leia também:

Frigoríficos e supermercados têm baixíssimo controle de origem de seus produtos
Marfrig é empresa de proteína bovina com melhor colocação no índice de sustentabilidade da FAIRR Initiative
Guia sobre redução de perdas de alimentos e doação de produtos

1 Comentário
  1. […] Alimentos frescos e saudáveis para comer em dias quentesADM reforça atuação na inovação e oferta de alimentos plant-based sustentáveisBrasil em 50 alimentos: conheça livro sobre o tema […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?