Reading Time: 2 minutes

Por Gustavo Diniz Junqueira e Fábio Cardo

As centenas de inovações tecnológicas no agronegócio brasileiro promovem o aumento da produtividade, com sustentabilidade. As agtechs aceleram excepcionalmente a quantidade e qualidade dos alimentos que são produzidos. Entre as principais tecnologias adotadas, estão a Inteligência Artificial, que otimiza processos agrícolas por meio de análise de dados e automação; o uso de drones e Internet das Coisas (IoT), que permite monitoramento e controle em tempo real das lavouras; e a agricultura de precisão, que maximiza o uso eficiente de insumos. Além disso, há uma crescente adoção de insumos biológicos e sistemas modernos de irrigação, visando reduzir o impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis.

Somam-se os diversos investimentos de empresas no Brasil do setor alimentício e do agro em inovação aberta, atraindo novos empreendedores com ideias inovadoras que podem compor e acelerar no desenvolvimento das soluções. Felizmente o cenário hoje de engajamento de jovens no ecossistema de alimentos é bem positivo com a adoção de tantas tecnologias, que podem ser aplicadas desde o campo, e essa abertura de grandes empresas que investem para trocar ideias e promover novos negócios. Apenas para citar algumas, Ambev, BASF, Bayer, Tetra Pak, Nestlé, PepsiCo, LDC, BRF, JBS, Cargill, entre outras, têm robustos programas de inovação aberta no Brasil, com resultados que podem ser aplicados em todo o mundo.

Todo esse investimento em inovações certamente gera impactos na segurança alimentar nacional e mundial, com resultados palpáveis e aplicáveis a longo prazo. As expectativas são otimistas para os próximos anos, com a continuidade das políticas que preveem o aumento de produção, sempre com o critério de sustentabilidade como condição essencial.

Existe urgência de melhorar a oferta mundial de alimentos e os sistemas de proteção social, especialmente em tempos de crises alimentares mundiais. O World Food Forum, promovido pela FAO/ONU de 14 a 18 de outubro, terá como foco promover o engajamento de jovens no ecossistema de produção e distribuição de alimentos. Já o Dia Mundial da Alimentação de 2024, celebrado em 16 de outubro, destacará a urgência de investimentos e colaboração internacional. Todas as ações visam reduzir a insegurança alimentar que continua alta, afetando cerca de 193 milhões de pessoas em 53 países.

Estamos num momento decisivo para posicionar os investimentos que são realizados no Brasil. Podemos dar suporte global com as experiências geradas no país. A presidência do Brasil no G20 e a COP30 colocam o país em uma posição de destaque na discussão de soluções globais, concentrado em iniciativas para combater a fome global. A liderança brasileira, com o apoio de inúmeras entidades e iniciativas que buscam melhorar a segurança alimentar, busca promover um plano global para erradicar a fome, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A comunidade internacional, incluindo empresas, entidades e governos, foi instada a apoiar esta agenda no G20.

O Brasil tem como dar o exemplo a muitas nações no mundo sobre como conseguir aumentar a produção de alimentos de forma sustentável, tanto ambientalmente como financeiramente. Nossas referências de cultivo sustentável e inovações em alimentos podem ser aplicadas em muitas nações que hoje sofrem com os graves problemas gerados pela fome.

Gustavo Diniz Junqueira é empresário e foi secretário da agricultura no Estado de São Paulo.

Fábio Cardo é criador do portal Food Forum News e sócio da 24×7 Comunicação.


Leia também:

Como entrepostos logísticos de alimentos no entorno das cidades melhoram a proposta de valor para consumidores, comerciantes e pequenos produtores
Manejo sustentável do açaí fortalece comunidades no Marajó
Queimadas: um desafio contínuo para a preservação e a produção agrícola

2 Comentários
  1. […] Dia Mundial da Alimentação: Iniciativas corporativas nacionais somadas à segurança alimentarDia Mundial da Alimentação: Iniciativas de ONGs nacionais que estão fazendo a diferençaA oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo como inovar e produzir alimentos com sustentabilidade […]

  2. […] Um zap que mudou a minha vida (e criou novo modelo de sociedade)Sistemas agroalimentares: como reduzir custos ocultos e melhorar a sustentabilidadeA oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo como inovar e produzir alimentos com sustentabilidade […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?