balde de gelo com vinhos e espumantes
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O verão brasileiro está dando sustentação a um novo perfil de consumo de bebidas alcóolicas, as chamadas “bebidas de verão”. Os consumidores estão se abrindo a novas experiências de consumo, puxando o vinho branco e os espumantes para suas rotinas. Quem perde um tanto de mercado com isso são as indústrias de cerveja, que ainda assim detêm volumes muito expressivos e lideram com muita folga as vendas no país. A informação foi aferida pela consultoria inglesa IWSR, que realiza pesquisas de mercado de bebidas.

Sempre considerada uma bebida para a temporada fria, o vinho, cada vez mais, vai ganhando seu espaço, nas escolhas das bebidas para serem desfrutadas em locais relaxantes, passeios ou ainda em finais de tarde. Hoje é fácil encontrar uma grande variedade de rótulos nos supermercados, incluindo espumantes varietais elaborados com uvas Chardonnay e Riesling Itálico bem aceitáveis, na faixa de R$ 30,00 a garrafa, de marcas nacionais e chilenas bem conhecidas.

Tendência de aumento de consumo de vinhos é reforçada com os feriados do início do ano até a Páscoa

O período da Páscoa promoverá a antecipação das compras no país. Segundo dados da ABRAS, na cesta de bebidas do consumidor brasileiro no período da data comemorativa, a previsão é que mais de 40% do consumo de bebidas de verão estará dividido em vinho importado (14,4%), refrigerante (14,3%) e cerveja (14,3%). Suco (13,1%) e vinho nacional (11,9%) completam os itens mais procurados da cesta.

A somatória dos vinhos importado e nacional é quase o dobro do volume de cervejas consumidas no período, o que já indica o crescente aumento de interesse no consumo de vinhos.

Empresas apostam em produtos inovadores, promoções e merchandising para crescerem no mercado

A Chandon aproveita o crescimento do consumo de espumantes no Brasil, vislumbrando oportunidades para reforçar a brasilidade da empresa e sua conexão com o público brasileiro em novos territórios.

A plataforma ‘Feito com Passion’, lançada no início deste ano (2024), promoverá uma série de happy hours em bares e restaurantes parceiros situados em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife.

A Chandon também marcou presença em diversos eventos durante o verão e no carnaval como o Baile da Vogue, e nos carnavais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, com o Camarote Bar Brahma no sambódromo do Anhembi, o Rio Experience e o Camarote Club, em Salvador.

A marca também se conecta com o consumidor em outras frentes como o Comida di Buteco, que constrói novas ocasiões de consumo e contribui para democratizar o consumo de espumantes nas pequenas celebrações do dia a dia, e no SP Arte, projeto que busca desenvolver o mercado de arte brasileiro.

Para crescer o consumo em bares e restaurantes, lançou um desafio inovador, voltado para os bartenders dos restaurantes e bares parceiros da marca. O drink mais criativo elaborado com Chandon Passion será destacado durante as ativações de Chandon Passion no verão 2024, nos principais restaurantes e bares parceiros, além de outros eventos da marca.

Crédito da imagem: Pridia

“A Chandon Passion já nasceu como um produto 100% nacional, que combina perfeitamente com um clima quente e explica em boa parte o interesse do consumidor brasileiro, sendo ideal para ser apreciado com gelo ou na coquetelaria. E para exaltar ainda mais a nossa paixão pelo verão brasileiro, lançamos a campanha “Verão com Passion nunca termina”, com Chandon Passion como destaque. Com todos estes esforços, Chandon Passion já cresceu duplo dígito em sell out no início do ano”, comenta Adriano Ciavdar, gerente de marketing da Chandon Brasil.

O sommelier da Evino, Vinícius Santiago, traz alguns rótulos para deixar os dias mais frescos com bebidas de verão

Para quem tem dúvida, rosés, em sua maioria, são excelentes opções de bebidas de verão para desfrutar no calor. O Portada Winemaker’s Selection Rosé 2022 é um exemplar macio, saboroso e refrescante. O premiado Portada Rosé é criação da vinícola portuguesa DFJ, que busca alcançar a excelência na produção de vinhos.

Vinhos brancos, como o italiano IL Re Pinot Grigio Puglia, com aromas de frutas cítricas como limão e abacaxi, e notas herbáceas, é um clássico fresco e delicado para harmonizar com presunto cru e alguns queijos (como manda a tradição italiana).

Outro rótulo que puxa para um paladar cítrico é o Azure Frisante Branco, um vinho branco frisante, de Portugal, com aromas frescos de limão e frutas brancas, que possibilita um toque de leveza nos dias rotineiros.

Figurando o fim dos destaques, os espumantes: o Grand Château Du Soleil Vino Espumoso Extra Brut, feito com a uva espanhola Viúra, que possui aromas com notas de pêssego e frutas brancas, como maçã e pêra; e o Alísios Moscatel, elaborado no Vale do São Francisco/Bahia, pela familiar e tradicional vinícola Miolo, uma grande oportunidade de provar o melhor que o Brasil pode oferecer. É um vinho espumante de sobremesa que também pode ser usado como aperitivo.

Tão importante quanto saber em quais vinhos investir para uma adega de verão, é saber como servi-los. O especialista da Evino, Vinícius, indica manter os vinhos em uma temperatura de 4°C na geladeira. Após servi-los, mantenha as garrafas em icebags ou champanheiras com gelo, assim o vinho se manterá gelado até a próxima taça.

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