Inovadora plataforma digital facilita o acesso de importadores de todo o mundo e promove exportação de alimentos e bebidas nacionais.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou no sábado (19), durante a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil na SIAL Paris 2024, a plataforma digital Buy Brazil para facilitar o acesso ao mercado internacional para empresas nacionais de alimentos e bebidas.
Trata-se de uma solução inovadora que visa conectar compradores internacionais a exportadores brasileiros, dando visibilidade a empresas brasileiras no mercado internacional e facilitando a busca dos importadores, tornando-a mais fácil e eficiente.
Em um só lugar, a plataforma Buy Brazil oferece um diretório online de exportadores, facilitando o acesso de compradores internacionais a produtos de empresas brasileiras de acordo com as especificidades do mercado externo. A ferramenta permite que os compradores pesquisem produtos por nome ou código SH (Sistema Harmonizado), tornando o processo de busca mais eficiente e dinâmico.
“Essa plataforma é uma ferramenta poderosa para conectar compradores internacionais com os melhores exportadores brasileiros, ajudando a construir parcerias de sucesso no comércio global”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, na ocasião do lançamento, em Paris.
Portas abertas para a inserção de mais empresas exportadoras
“A Buy Brazil surgiu para atender uma necessidade de compradores internacionais identificada pelos escritórios da ApexBrasil no exterior. Em um primeiro momento, estão sendo aceitas empresas do setor de alimentos e bebidas que já participaram ou participam de ações da ApexBrasil. Futuramente, a plataforma também seja aberta para empresas de outros setores cadastrarem seus produtos”, explica Juarez Henrique Alves Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil, que também participou do lançamento.
A plataforma já conta com mais de 100 empresas brasileiras, incluindo as que estão participando da Feira SIAL Paris 2024, com apoio da ApexBrasil. Açaí, arroz, bebidas destiladas, café, carne bovina, carne de aves, castanhas, cereais em grão e esmagados, chá, mate e especiarias, chocolates, balas e confeitos, frutas, leite e derivados, massas e preparações alimentícias, mel, sementes oleaginosas, plantas industriais e medicinais, gomas e sucos e extratos vegetais e sucos são alguns dos produtos que já estão disponíveis para os compradores no exterior
A Buy Brazil estará disponível online no endereço buybrazil.com. A plataforma reforça o compromisso da ApexBrasil em apoiar as exportações brasileiras e promover o Brasil no mercado internacional.
ApexBrasil leva 18 empresas brasileiras de produtos orgânicos para expor no SIAL PARIS 2024
A crescente demanda por produtos orgânicos e mais saudáveis entre consumidores de todo o mundo está gerando novas oportunidades de negócios para o Brasil no exterior. Atenta a essa tendência – impulsionada pela maior consciência em relação à saúde e práticas alimentares sustentáveis, a ApexBrasil tem promovido cada vez mais empresas nacionais que produzem alimentos orgânicos e saudáveis mundo afora. A Agência conta com 18 empreendedores brasileiros de orgânicos para a SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Europa.
“O Brasil, reconhecido como um dos maiores produtores e exportadores do mundo de alimentos, tem se destacado não apenas pela sua capacidade produtiva, mas também pelo compromisso crescente com a sustentabilidade no agronegócio”, comentou o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, André Müller.
André também destacou o aspecto social da produção sustentável. “Por trás de cada produto desses, tem uma família, tem um sonho, e a ApexBrasil está empenhada em estimular essa forma de desenvolvimento que beneficia muitos produtores, especialmente cooperativas”, concluiu.
O uso de práticas de sustentabilidade e governança ética no agronegócio brasileiro e na indústria de alimentos e bebidas compõe os critérios de seleção para participação em grandes feiras internacionais promovidas pela Agência. Na seleção da delegação brasileira para o SIAL Paris 2024, mais de 80% das empresas selecionadas pontuaram no quesito de “possuir certificação de adoção de práticas sustentáveis e de impacto positivo com reconhecimento internacional”.
Orgânicos brasileiros na Europa
O SIAL Paris é um dos maiores eventos de alimentos e bebidas da Europa. Neste ano, pela 10ª edição consecutiva, a ApexBrasil foi responsável pela organização da participação brasileira na feira e apoio diretamente a 96 empresas. Destas, 18 vão expor produtos orgânicos.
“Participar e levar empreendedores brasileiros para uma feira global como a SIAL Paris traz a possibilidade de explorar novos mercados, incluindo países que ainda não conheciam o potencial e a qualidade dos produtos orgânicos gerados no Brasil”, complementa a analista da ApexBrasil, Rafaela Albuquerque.
A Amazon Açaí, de Castanhal (PA), é uma das empresas selecionadas pela ApexBrasil para levar alguns de seus produtos para o SIAL Paris, como açaí com guaraná, sorvete de açaí e açaí com sabores banana e morango. “A ApexBrasil é fundamental para levar nossos produtos da Amazônia para o mundo, inclusive, nesse caso, fortalecendo produtos orgânicos nessas grandes feiras”, comentou Victor José Lima da Silva Brandão, supervisor de exportação da Amazon Açaí.
Em Goianésia (GO), cidade onde a Itajá Organic Sugar está sediada, a gerente de exportação da empresa, Fernanda Castro, diz estar “plantando sonhos para colher energia limpa, renovável e sustentável”. Criada em 1980 pelo empresário Otávio Lage de Siqueira, a Itajá Organic Sugar exporta açúcar orgânico extra leve e açúcar orgânico light Dourado. A empresa já exporta para mais de 20 países e está na SIAL Paris 2024 com o apoio da ApexBrasil para conquistar novos mercados.
Leia também:
Dia Internacional do Café: Inovações e tendências impulsionam o mercado brasileiro
Estão abertas as inscrições para a próxima rodada do Exporta Mais Amazônia
Um olhar diferenciado para a alimentação na maior feira de alimentos e bebidas do Oriente