Reading Time: 2 minutes

Conhecimentos sobre ciência e tecnologia de alimentos processados, ingredientes e produtos alimentícios e seus mitos e fatos podem ser facilmente consultados no novo site lançado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) durante seu aniversário de 60 anos, comemorado em 30 de agosto: www.alimentosindustrializados.com.br.

Trata-se de mais um fruto do projeto Alimentos Industrializados 2030, que coordeno há cinco anos através da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) da instituição, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Dividido em cinco blocos, o site recém-lançado permite que o conteúdo das diversas publicações do Ital seja consultado de maneira mais objetiva e digital, sendo, portanto, uma importante ação de comunicação e informação ligada a estudos estratégicos e de tendências, atividade que o Instituto desempenha desde 2010 e se tornou um de seus três programas prioritários ao lado da inovação em produtos e processos e segurança, qualidade e saudabilidade dos alimentos.

No bloco Ciência e Tecnologia, o foco é a origem e evolução das tecnologias de processamento, o respaldo científico dos alimentos industrializados e as autoridades que atestam sua segurança, enquanto no bloco Benefícios, doze benefícios são pontuados, em especial a segurança de alimentos, tema sobre o qual tratamos com mais detalhe no estudo Brasil Food Safety Trends 2030, lançado uma semana antes do aniversário do Ital.

Já no bloco Ingredientes estão detalhadas matérias-primas alimentícias convencionais e de uso industrial e os aditivos alimentícios dos produtos analisados na Série Alimentos Industrializados 2030: pães, biscoitos, bolos, massas, pizzas, iogurtes, bebidas plant-based, sucos, sorvetes, hambúrgueres, chocolate e amendoim. No bloco Produtos, por sua vez, podem ser consultados origens, tendências, composição e os mitos de cada uma dessas categorias. Finalmente, o bloco Mitos e Fatos desmitifica os alimentos processados e industrializados de modo geral, esclarecendo o quão ricos podem ser em nutrientes.

É preciso lembrar que pesquisar estratégias e tendências exige dedicação e recursos financeiros, já que diversas outras atividades desempenhadas pelos profissionais da instituição não podem parar, por isso parcerias são fundamentais. Para a segunda fase iniciada em agosto do projeto Alimentos Industrializados, que abrange tanto as publicações com conteúdo técnico-científico como ações de comunicação e informação e promoção de estudos e eventos relacionados, contamos com 25 empresas patrocinadoras, além de apoiadores especiais.

Apesar desse financiamento e suporte privado, sempre houve uma preocupação da equipe técnica do Ital envolvida em seguir à risca a missão do Instituto, que desde o fim de 2017 é contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico para o agronegócio, em benefício do consumidor e da sociedade.

Leia também:

De férias em Portugal? Viva a experiência Museu do Vinho do WOW
Alimentos alternativos e inovadores para um futuro mais sustentável
Fermento à base de lactobacilos da Caatinga abre mercado para produtos nacionais

1 Comentário
  1. […] A importância dos alimentos processados e industrializadosDe férias em Portugal? Viva a experiência Museu do Vinho do WOWAlimentos alternativos e inovadores para um futuro mais sustentável […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?