Por Luis Madi
Lançado no aniversário de 55 anos do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, em 30 de agosto de 2018, o Projeto Alimentos Industrializados 2030 agrega uma série de ações com embasamento técnico-científico para disseminar fatos e benefícios relacionados a esses alimentos em meio ao acirramento do ambiente hostil à indústria do setor, incluindo políticas públicas restritivas a seu consumo sem considerar ciência e tecnologia dedicadas à pesquisa, ao desenvolvimento e a inovação.
Como órgão público dedicado às áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, o Ital desde então não tem medido esforços para que seus produtos, serviços e ações contribuam cada vez mais com a evolução dessas áreas em benefício do consumidor e da sociedade, tendo como valores competência, integridade, inovação, comprometimento, responsabilidade, excelência e sustentabilidade.
O reconhecimento junto ao setor produtivo, fator presente desde a criação do Instituto, se fortaleceu com o impacto da Série Brasil Trends 2020 e outras ações fruto do Projeto Brasil Processed Food 2020, que antecedeu o Projeto Alimentos Industrializados 2030, no entanto os demais órgãos do governo e a sociedade como um todo ainda careciam de compreender e perceber a influência positiva desse e de outros resultados da atuação do corpo técnico do Ital de forma independente ou através de parcerias.
Mais sobre o projeto Alimentos Industrializados 2030
Assim, a Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec), que coordena os estudos estratégicos e de tendências da instituição, iniciou o Projeto Alimentos Industrializados 2030 como um roadmap da indústria de alimentos e bebidas não-alcoólicas composto por um conjunto de ações em quatro áreas interrelacionadas: Tecnologia e Sustentabilidade; Tendências e Inovações; Ciência, Regulatórios e Políticas Públicas; Informação e Comunicação.
Os esforços de suas duas primeiras fases, 2019-2020 e 2021-2022, acabaram sendo direcionados à contraposição de mitos e preconceitos com presença na imprensa, participação ativa em reuniões e eventos estratégicos e lançamento de uma nova série de publicações, com o mesmo nome do projeto, abrangendo informações confiáveis sobre diferentes categorias de alimentos classificados inadequadamente como “ultraprocessados”.
Houve também a inclusão dos módulos Rotulagem Nutricional, Iniciativas Empresariais e Iniciativas Institucionais no site Alimentos Processados e o lançamento da publicação Indústria de Alimentos 2030, reunindo ações transformadoras de 33 empresas do setor relacionada a valor nutricional de produtos, sustentabilidade na produção e transparência na comunicação com a sociedade.
Todo o conhecimento gerado, no entanto, não parecia ultrapassar o público que já tinha um relacionamento com o Ital ou interessado nos assuntos abrangidos pelo trabalho do Instituto, que não viu os conteúdos irem além de seus muros com a mesma intensidade da dedicação em produzi-los de forma paralela às suas atividades principais. Diante de tanto empenho dos pesquisadores e especialistas parceiros, tornou-se latente a necessidade de investir em comunicação.
Ciente da relevância de uma comunicação mais afinada e direcionada, a terceira e atual fase do projeto, 2023-2024, é a mais atuante e versátil por estar mais alinhada com esse propósito. Além de ter registrado 11 participações em eventos setoriais somente em 2023, um recorde para o projeto, entraram em cena os artigos mensais no LinkedIn relatando e divulgando trabalhos nacionais e internacionais que reforçam o papel dos alimentos industrializados e da ciência e tecnologia de alimentos.
Em paralelo, foram feitas contribuições significativas para a organização de eventos estratégicos no Ital, com destaque para o Seminário Brasil Food Safety Trends 2030, que marcou lançamento do estudo de mesmo nome e teve como destaque na avaliação o painel dedicado à macrotendência Informação e Educação sobre Segurança de Alimentos.
Adicionalmente, foram lançados os hubs de conteúdo http://industriadealimentos2030.com.br/ e www.alimentosindustrializados.com.br, que possuem versões em inglês e em espanhol: o primeiro viabilizou uma visão ampla e dinâmica das transformações positivas que pequenas, médias e grandes indústrias têm feito para a promoção da saudabilidade dos alimentos e da segurança alimentar, atingindo 1,8 mil internautas somente no último trimestre de 2023, enquanto o segundo reúne, de maneira prática e objetiva, informações das publicações produzidas pelo Ital, tendo ultrapassado a marca de 2,2 mil internautas acessando seus conteúdos.
Todas as atividades feitas até aqui têm pavimentado um caminho ainda mais dinâmico e sem fronteiras para a quarta fase do projeto, 2025-2026, com a expansão do trabalho inclusive junto a entidades setoriais internacionais. Como as possibilidades são múltiplas, os próximos passos, mais firmes e direcionados, começaram a ser trilhados neste início de ano com a agência Criah, num empenho conjunto de prospecção através da comunicação estratégica para que, no próximo aniversário do Ital, seja possível celebrar a chegada de novos aliados nesse processo.
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