Jovens priorizam alimentos enlatados pela praticidade e consumo consciente em nova rotina alimentar
Rotinas intensas, orçamentos mais controlados e busca por praticidade têm levado a geração Z a redescobrir o valor dos alimentos enlatados. Dados da Kantar mostram que o consumo de alimentos e bebidas dentro de casa por jovens cresceu 7,1% entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025, reforçando a preferência por opções fáceis de armazenar, preparar e consumir no dia a dia.
Com mais de 80 anos de trajetória, Coqueiro, marca da Camil Alimentos, se posiciona como parceira dessa nova rotina alimentar.
Comportamento da geração Z redefine hábitos alimentares
A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, tem papel relevante nos novos hábitos alimentares ao priorizar o consumo dentro de casa, com destaque para os momentos de lanche. Mais do que seguir tendências, esse público busca soluções viáveis para rotinas corridas, conciliando conveniência, sabor e valor nutricional.
Para quem mora sozinho ou divide apartamento, os enlatados representam versatilidade e segurança alimentar, sem abrir mão da qualidade.
Portfolio Coqueiro atende demanda por conveniência
Atenta a esse comportamento, a Coqueiro, aposta em um portfólio que combina praticidade, qualidade e sabor. Os patês de atum se destacam, com sabores como tradicional, azeitonas verdes, toque de pimenta e light, em embalagens de 170g.
A linha de atum inclui versões raladas, em pedaços e sólidas, nas opções em óleo, em água e molho de tomate, todas em embalagens de 170g. Já as sardinhas estão disponíveis em latas de 125g e 250g, em óleo, molho de tomate ou limão.
Redes sociais impulsionam movimento dos enlatados
O interesse renovado por produtos como atum e sardinha também vem ganhando força nas redes sociais, com hashtags que somam milhões de visualizações, como #sardinegirlsummer e #sardinecore. Creators reinventam receitas clássicas e provam que peixes enlatados podem fazer parte de um dia a dia saboroso, saudável e autêntico.
Os resultados revelam um aumento no valor atribuído à sustentabilidade e à qualidade dos produtos durante o processo de compra. Sendo mais de um terço (37%) dos consumidores estão demonstrando disposição para pagar um preço mais elevado por produtos considerados ecológicos ou sustentáveis.
Mercado brasileiro abraça produtos sustentáveis
A tendência se alinha com o crescimento do mercado de produtos sustentáveis no Brasil. A venda de produtos classificados como sustentáveis no Mercado Livre registrou aumento de 26% em 2023, totalizando 4,8 milhões de itens.
Além disso, 37% dos consumidores brasileiros demonstram disposição para pagar um preço mais elevado por produtos considerados ecológicos ou sustentáveis, segundo pesquisa do Varejo S.A.
Inovação na embalagem e sustentabilidade
O setor de alimentos enlatados tem investido em práticas sustentáveis que vão ao encontro das expectativas dos consumidores jovens. Na categoria de produtos de cuidado com a pele e bem-estar, por exemplo, o crescimento chegou a 500% entre meados de 2023 e de 2024, mostrando a força dos produtos com apelo sustentável no mercado brasileiro.
Com uma trajetória sólida e em constante evolução, Coqueiro reafirma seu papel como marca presente tanto nas memórias afetivas quanto nos hábitos de consumo da geração Z, adaptando-se às novas demandas por sustentabilidade e praticidade.








