Primeiros lotes de café verde foram exportados pela Coocaminas para Bélgica e Espanha
Com o trabalho de promoção comercial do projeto Agro.BR, a Cooperativa dos Pequenos Cafeicultores de Poço Fundo (Coocaminas) fez exportação de café, pela primeira vez de forma direta, em 360 sacas enviadas para a Bélgica e 320 para Espanha em abril deste ano.
A Coocaminas é inscrita no projeto desde 2021 e até então exportava seus produtos indiretamente, por meio de um prestador de serviço (trading). Mas foi em novembro de 2022 que a cooperativa procurou os consultores do Agro.BR para iniciar o processo de exportação direta.
“Durante a Semana Internacional do Café (SIC), a Coocaminas nos procurou solicitando apoio para renovar a habilitação de exportação de café e tirar algumas dúvidas sobre formação de preço, embarque da mercadoria, emissão de documentos”, afirmou o consultor do projeto Agro.BR em Minas Gerais, Paulo Campos.
Campos explicou que para iniciar a operação de venda direta, a empresa precisa se planejar e se organizar internamente. “É necessário contratar profissionais capacitados e habilitados para cuidarem de questões comerciais e internacionais”.
A gestora de comercialização da Coocaminas, Karen Nery, disse que para conseguir fazer a exportação de café de forma direta foi necessário fazer alguns ajustes internos, como contratar uma pessoa que falasse inglês, fazer treinamentos, prospectar novos mercados, além de estreitar relacionamentos.
Karen destacou a importância do consultor do projeto Agro.BR durante todo o processo. “O apoio do Paulo foi essencial, principalmente nos pequenos detalhes, mas que fazem toda diferença, como nota fiscal e contatos para enviar amostras”.
Segundo a gestora de comercialização da cooperativa, o consultor também auxiliou na emissão do Radar, que é uma habilitação para importação e exportação de mercadorias e serviços. “Nós tínhamos o produto, mas não conseguíamos tirar o certificado, então o Paulo tirou um tempo para nos ajudar e foi fundamental”, disse Karen.
Exportação de café é caminho para pequenos e médios produtores
O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, afirmou que o caso da Coocaminas mostra que a exportação de café direta também é um caminho viável para os pequenos e médios produtores. “Às vezes são pequenos detalhes e ajustes, algumas informações que faltam, e que com a ajuda dos especialistas do Agro.BR, o produtor consegue rentabilizar ainda mais sua exportação”.
De acordo com Paulo Campos, a Coocaminas é uma empresa engajada e muito bem preparada e gerenciada, pois já participou de rodadas de negócios, capacitações e até missões do Agro.BR. “A cooperativa completou a fase de exportação direta em menos de seis meses desde o contato em novembro, o prazo médio gira em torno de um a três anos”.
A Coocaminas conta com mais de 160 associados e possui certificado “fairtrade”, também conhecido como comércio justo, em que o produto é adquirido diretamente dos produtores da agricultura familiar a preço justo. Além disso, o café da cooperativa tem qualidade “fine cup”, ou seja, a bebida apresenta características muito apreciadas pelo mercado.
O Agro.BR é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promover os produtos agropecuários de pequenos e médios empresários rurais.
Leia também:
Aplicativo gratuito auxilia agricultor na Amazônia no manejo das culturas de banana e guaraná
Apoio aos pequenos agricultores na Amazônia: uma história de sustentabilidade
Nestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de produtos
[…] aos pequenos agricultores na Amazônia: uma história de sustentabilidadeAgro.Br viabiliza exportação de café de pequeno produtorInvestimentos em startups latino-americanas de alimentos e agro cresceram US$ 7.8 bilhões em 4 […]
[…] Green Deal Europeu pode contribuir para aumentar a fome no mundoMercado de grãos no Brasil: aumento de preços e desafios para exportaçãoAgro.Br viabiliza exportação de café de pequeno produtor […]