Reading Time: 4 minutes

Modernas tecnologias de agricultura irrigada surgem como um provável caminho para equacionar dilema entre segurança alimentar e preservação dos recursos hídricos

O mundo moderno vive hoje um sério dilema entre a necessidade de uma economia global que gere riquezas e benefícios para as pessoas, mas ao mesmo tempo preserve ao máximo os recursos naturais. A agricultura, por suas peculiaridades, é um dos setores em que mais se discute esse impasse entre produtividade. Há um grande vínculo com a própria segurança alimentar do mundo e a sustentabilidade.

O uso racional dos recursos hídricos se apresenta como um dos maiores desafios da moderna agricultura. O Brasil, como um dos maiores líderes na produção agrícola do mundo, pode ser considerado um país de vanguarda no uso e desenvolvimento de tecnologias de irrigação agrícola.

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura irrigada representa 17% das áreas produtoras, porém responde por aproximadamente 40% da produção de alimentos do mundo. O dado demonstra que as tecnologias de irrigação são o caminho muito provável no futuro de equacionar esse dilema entre produção e sustentabilidade.

O técnico agrícola e gerente geral de irrigação do Grupo Pivot, Silvio Dias, explica que “a irrigação funciona como um seguro, garantindo a produtividade da lavoura, uma vez que o maior risco enfrentado pelos produtores é a falta de chuva”.

soja com irrigação
Soja com irrigação

Irrigação do campo é sustentável

Segundo Silvio, existem algumas razões que fazem da agricultura irrigada uma atividade sustentável:

  • Muitos dizem que o investimento em irrigação, embora potencialize a produção, eleva o custo dos alimentos. Mas é justamente por aumentar a produção que a agricultura irrigada resulta numa maior oferta e consequentemente menor preço dos alimentos. “Com as soluções em irrigação que temos hoje pode-se aumentar em até três vezes a quantidade de alimentos produzidos na mesma área, garantindo assim uma disponibilidade maior de alimentos e consequentemente um menor preço”, explica o técnico agrícola.
  • Muito também se fala do caráter expansivo e predatório da agricultura em larga escala. Mas, de acordo com o especialista da Pivot, é graças às modernas tecnologias de irrigação que é possível aumentar a produtividade de alimentos sem a necessidade de ampliar as áreas de cultivo. “A irrigação ajuda a diminuir a necessidade de abertura e desmatamento de novas áreas, uma vez que ela propicia produzir mais nas áreas já abertas”, afirma.
  • A característica da agricultura irrigada, de não necessitar de grandes áreas para produzir, pode, inclusive, ajudar no combate aos atuais problemas causados pelas mudanças climáticas. O especialista lembra que uma das causas da crise climática é o desmatamento de áreas florestais. “Ao contrário do que era necessário antes, hoje com as modernas tecnologias de irrigação, não há necessidade de derrubar florestas para plantar. Aliás, por meio da agricultura irrigada, é possível recuperar áreas degradas pelo pasto e usá-la para o plantio”, esclarece o especialista.
  • Outra vantagem da agricultura irrigada, que a torna uma prática sustentável, é a possibilidade de cultivar determinados tipos de espécies vegetais em locais com escassez hídrica ou com baixa regularidade de chuvas, como em áreas áridas e semiáridas do nordeste brasileiro. “Numa única propriedade, e com o devido planejamento e por meio da agricultura irrigada, você pode plantar em qualquer época do ano e diferentes culturas, onde não tem irrigação isso não é possível”, pontua Dias.
  • Com o uso mais racional e ao mesmo tempo eficiente dos recursos hídricos, a agricultura irrigada possibilita a produção de culturas com maior valor agregado, ou que tenham maior dificuldade de cultivo, como hortaliças e frutas. “Isso faz com que o custo na produção desses alimentos também baixe, usando a quantidade de água exata para o bom desenvolvimento da espécie vegetal”, pontua Silvio Dias.

Problemas de infraestrutura dificultam a expansão da irrigação

Os países da América Latina, de modo geral, têm mais semelhanças que diferenças em relação à irrigação na agricultura. Tanto o nosso país quanto Argentina, Paraguai, Uruguai, são grandes exportadores mundiais de commodities, portanto têm sua economia muito dependente da agricultura com a missão de alimentar o mundo. Esta é a visão de Cristiano Trevizam, diretor de vendas e marketing da Lindsay América Latina.

“Todos esses países estão sofrendo os mesmos efeitos das mudanças climáticas e todas essas nações buscam modernizar a legislação para que a irrigação seja ampliada. Um dos grandes problemas que esses países enfrentam é a falta de infraestrutura elétrica. Por exemplo, o Paraguai tem o Chaco, uma região extremamente fértil, mas não tem distribuição de energia. Este problema de infraestrutura elétrica para ampliar a irrigação é semelhante ao observado no Brasil”

Cristiano Trevizam, Diretor de Vendas e Marketing da Lindsay América Latina.

O executivo entende que os sistemas de irrigação atuam muito bem frente às questões climáticas como forma de garantir as produções de alimentos quando há escassez de chuvas. É uma ferramenta que cada vez mais minimiza danos à lavoura em função destes problemas. “Temos como exemplo, o Estado do Rio Grande do Sul, que passou por três anos de seca e tem ampliado o uso consciente da irrigação para que não perca mais produtividade e nem tenha quebra de safras”, lembra Cristiano.

Quando questionado sobre a expansão da irrigação no Brasil, ele entende que um dos maiores problemas que a agricultura é a falta de crédito.

“O recurso existe, mas está muito caro em função das situações macroeconômicas. Portanto é preciso trabalhar com novas opções de subsídios que tragam ao agricultor condições de crédito mais plausíveis para o mercado”.

Cristiano Trevizam

Leia também:

Como proteger os 60 milhões de km3 de água guardada no planeta
Cuidados com uso de água compõem com iniciativas de sustentabilidade na Marfrig
Indústria destina água residual para irrigação de pasto

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?