Pouco mais de 200 toneladas de farinha de mandioca adquirida da agricultura familiar pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão doadas a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, no estado do Amazonas.
A compra foi realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Direta, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Do total a ser doado, 45 toneladas de farinha serão destinadas para o Fundo Municipal de Assistência Social do município amazonense de São Gabriel da Cachoeira. A doação do alimento irá complementar a alimentação de cerca de 10 mil famílias.
O produto está armazenado na Unidade Armazenadora da Conab em Manaus e será retirado, a partir desta sexta-feira (16) pelo representante do CRAS do município de São Gabriel. O transporte desse alimento para o município será realizado por meio de balsas, uma vez que não há acesso terrestre para São Gabriel da Cachoeira.
Já a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), localizada em Manaus, capital do estado, será contemplada com a doação de 124 toneladas, aproximadamente. Esta farinha reservada para a Fepiam também se encontra no armazém da Companhia e será removida pela própria entidade, responsável pela destinação do alimento.
Outras 32,3 toneladas de farinha serão destinadas ao Fundo Municipal de Assistência Social da cidade de Tapauá. Os alimentos serão entregues pela Associação de Produtores Rurais do Projeto de Desenvolvimento Sustentável PDS Primavera Tapauá (AM), organização fornecedora do produto, conforme cronograma próprio, até o próximo dia 11 de setembro. A doação da Companhia ao município irá atender a mais de 5 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Programa de Aquisição de Alimentos
O PAA, criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.
O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda ao produtor. Já os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial. Entre os atendidos, estão os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias.
Adicionalmente estão os grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.
[…] revela as principais fontes de gorduras saturadas e açúcares adicionados na alimentaçãoAgricultura familiar no Amazonas doa mais 200 toneladas de farinha de mandioca com apoio da ConabLevantamento aponta redução de emissão de gases de efeito estufa e consumo de água em produção […]