Desenvolvido pela Embrapa, CronosPlantio apresenta ao produtor as épocas e cuidados ideais para realizar as atividades nas plantações
Com o objetivo de auxiliar o agricultor na Amazônia na gestão das atividades de manejo, ao longo do tempo, das culturas da banana e do guaraná, a Embrapa Amazônia Ocidental (AM) está disponibilizando o CronosPlantio, aplicativo gratuito disponível na loja da Embrapa na Google Play para sistemas Android.
Como funciona a novidade para o agricultor na Amazônia?
O funcionamento da tecnologia é bem simples. O usuário cria um novo registro de acordo com a cultura desejada e preenche os campos solicitados com dados como cultura, espécie e data do início da adubação de covas. Com isso, o software apresenta, automaticamente, as atividades com as respectivas datas para serem realizadas. Por exemplo, quando realizar cada adubação de cobertura, o controle químico da sigatoka-negra da bananeira, entre outras ações.
Elas foram definidas a partir de vários estudos realizados por pesquisadores da área para obter uma boa eficiência no plantio. Caso o usuário execute alguma das atividades em datas diferentes, ele pode modificar os dados, e automaticamente todas as atividades posteriores são alteradas.
As atividades apresentam orientações bem objetivas e em cada uma delas podem ser incluídas observações em formato de texto igual a um diário. Antes de cada ação, em um tempo definido, o aplicativo emite um lembrete na área de notificação do dispositivo sobre a atividade.
O aplicativo foi desenvolvido para a realidade do agricultor na Amazônia, podendo ser utilizado em qualquer localidade do Estado. Além de funcionar de forma off-line, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet, requer pouco poder de processamento e pouco espaço para armazenamento.
O aplicativo foi desenvolvido pelo analista da Embrapa Marcos Filipe Salame, com apoio dos pesquisadores Mirza Carla Normando Pereira e Firmino José do Nascimento Filho, que forneceram as informações técnicas das culturas da banana e do guaraná, respectivamente. O trabalho ainda contou com a colaboração do aluno Daniel Bispo do Vale, bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Vale atuou na codificação e nas imagens usadas na tecnologia.
Leia também:
A régua subiu!!! E como ficam os produtores rurais?
World Agri-Tech South America Summit 2023: o que rolou no 1º dia do evento
Verduras na Amazônia: pequeno produtor vai do desespero ao sucesso
[…] também: Fazenda conectada no Mato Grosso comprova eficácia do uso de 4GAplicativo gratuito auxilia agricultor no manejo das culturas de banana e guaraná na AmazôniaMulheres do agro nacional ganham força e expressão no […]
[…] Aplicativo gratuito auxilia agricultor na Amazônia no manejo das culturas de banana e guaranáApoio aos pequenos agricultores na Amazônia: uma história de sustentabilidadeNestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de produtos […]