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Empresa consegue rastrear 100% de sua cadeia de fornecedores de soja no Brasil e garantir a procedência para seus clientes em todo o mundo

Os destinos dos grãos de soja produzidos no Brasil são inúmeros, localmente e no mundo. As exportações são muito representativas, equivalendo a mais de 75% do total produzido no país, segundo dados da Embrapa. Tanto para os grãos que ficam no país para processamento e consumo local, quanto para exportação, a origem gera grande questionamento e pressões se vêm de áreas de desmatamento e de proteção ambiental, principalmente quando destinados aos alimentos plant-based.

As demandas quanto a sustentabilidade em todo o mundo promoveram as iniciativas em investimentos em processos, operações de logísticas, tecnologia, automação e inovação. No campo, a atenção é voltada para as pessoas e o meio ambiente. Luciano Souza, diretor de grãos da ADM América do Sul, uma das maiores processadoras de grãos no mundo, reforça que a confiabilidade e a acuidade de dados são aspectos indispensáveis para a compra de grãos de produtores rurais.

“Estar próximo do cliente, entender os desafios do plantio à comercialização é algo central em nossas operações. Na medida que compramos mais grãos do produtor, conseguimos entender as reais necessidades e oferecer melhores soluções para as próximas safras”, afirma Luciano.

Tecnologias garantem a rastreabilidade dos alimentos plant-based

Em 2021, a ADM alcançou a rastreabilidade de 100% da sua cadeia de fornecedores no Brasil, Argentina e Paraguai. Utilizam modernos sistemas que monitoram via satélite a origem da soja até uma unidade da ADM. São mais de 45 mil fazendas monitoradas diariamente, o que representa mais de 10 milhões de hectares de terras agricultáveis.

Ampliando o escopo de atuação, a empresa investe em obras no maior terminal de Santos para atender volumes cada vez maiores de exportação; ampliação de unidades fabris para aumentar a capacidade de esmagamento e alavancar novos negócios; no desenvolvimento de parcerias com instituições que promovam inovação para o cliente e no aprimoramento de boas práticas sustentáveis no campo junto ao produtor.

A empresa está ampliando a oferta de uma ampla gama de aplicações em produtos plant-based para a indústria de alimentos e bebidas local, da América Latina, África e Ásia. Uma das referências mais diretas é a joint-venture que tem com a Marfrig para a produção da linha de alimentos PlantPlus Foods, à venda nas redes de varejo.

Além disso, comenta o executivo, tem todos os processos automatizados e integrados, garantindo rastreabilidade de toda produção. Em 2018, a empresa investiu no empreendimento US$ 250 milhões e tem a capacidade de produzir cerca de 50 mil toneladas por ano.

“Somos líderes na implementação de ações sustentáveis em toda a cadeia de valor, com o objetivo de ajudar a descarbonizar a indústria e proteger o planeta. Da semente da ideia ao resultado da solução, fornecemos vantagem competitiva aos nossos clientes para a resolução dos desafios nutricionais e de sustentabilidade de hoje e do futuro”, afirma Luciano.

Customer Creation & Innovation Center CCIC, da ADM, desenvolve inovações para as principais marcas de alimentos do País

Após mais de um ano da inauguração de seu primeiro Centro de Inovação na América Latina, localizado em Hortolândia – SP, a ADM comemora parcerias e resultados concretos com a indústrias de alimentos e bebidas brasileira.

Criado e motivado pela crescente demanda dos consumidores por diferentes formatos de produtos que entreguem sabor, textura, aparência e funcionalidade, o Customer Creation & Innovation Center – CCIC da ADM é um espaço que reúne capacidades técnicas únicas para desenvolver soluções para marcas que procuram inovação com foco em diferentes áreas em nutrição humana.

De acordo com o Andrea Lunardini, líder técnica da área de nutrição humana da ADM na América Latina, o win rate dos projetos desenvolvidos ao longo do último ano subiram de 45% a 73%. “Os clientes ficam encantados não só com o nosso espaço físico, mas também com toda o nosso expertise e tecnologia disponível para atender as principais tendências do mercado. O processo de desenvolvimento de novas soluções é realizado com o cliente, para o público-alvo dele, e isso faz toda a diferença”, afirma a executiva.

Um exemplo recente de desenvolvimento de novos produtos em conjunto com o cliente foi a linha de quatro bebidas energéticas da marca Itts Sero Super Drink Premium, fabricada pela World Beverage.

O desafio consistia em criar uma bebida inovadora para diferentes momentos de consumo. Para isso, o corpo técnico ADM do CCIC Hortolândia trabalhou em sintonia com o cliente durante todo o processo, desde a elaboração do conceito até a formulação final do produto. “A agilidade na entrega de uma solução otimizada, com qualidade e padronização dos ingredientes, foi um aspecto fundamental para conquistar o cliente”, destaca Andrea.

O espaço do CCIC Brasil é o quinto da ADM no mundo, seguido por Berlim e Heidelberg (Alemanha), Crunbury (Estados Unidos) e Shangai (China). A unidade de Hortolândia possui um time de profissionais qualificados e capacidades técnicas únicas que viabilizam também o atendimento de clientes globais e suportam os três pilares do negócio de nutrição humana: alimentos, bebidas e saúde & bem-estar.

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2 Comentários
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