Reading Time: 3 minutes

Mais renda e redução de preços de alimentos atraem mais consumidores aos supermercados, segundo pesquisa

Os brasileiros estão mais animados com suas compras em supermercados neste ano. No primeiro semestre deste ano, o consumo de alimentos nos lares brasileiros cresceu 2,47%. O índice vem se mantendo em crescimento mês a mês ao longo deste ano. Este é um dos principais indicadores que foram apresentados hoje pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.

A pesquisa da ABRAS reúne dados de mais de 140 mil itens que são adquiridos nas redes de varejo. Entre estes, estão os alimentos frescos e industrializados, além da grande variedade de itens comercializadas em todos os portes de estabelecimentos.

Os reforços de renda para as famílias estão sendo fundamentais para o crescimento das vendas. Segundo Márcio Milan, vice-presidente institucional e administrativo da entidade, os programas do governo federal de transferência de renda, incluindo restituição de Imposto de Renda, bolsa-família, FGTS, entre outros, somam com a melhor taxa de emprego e pagamentos de salários.

Redução de preços influencia no aumento do consumo de alimentos

A queda do IPCA dos alimentos também colaborou com o cenário. Entre os itens destacados pela entidade, foi apurada queda de 34,22% em um ano no preço do óleo de soja. Já o feijão teve redução de 5,77%; o leite longa vida teve queda de 3,99%; a cebola teve seu preço reduzido em 12,39%; a carne traseira com queda de 9,02%, e por fim, o frango, também com queda menos acentuada de 0,98%.

O reflexo direto junto aos consumidores é a maior disponibilidade de dinheiro e capacidade de programação para as compras. Adicionalmente, aumentaram frequência de visitas e a quantidade de lojas que frequentam.

A pesquisa identifica que os consumidores estão mantendo suas preferências por produtos e marcas.

Milan destaca que teremos ainda diversas boas datas no calendário nacional até o final do ano para o consumo de alimentos. Estas promovem as visitas adicionais dos consumidores às lojas. As redes varejistas devem se preparar para atender esses fluxos, que devem se manter em crescimento positivo ao longo do ano.

A questão com os ovos

No outro extremo da evolução de preços estão os ovos. Este item, que tem grande relevância no consumo de proteínas no país, teve aumento de 22,78% no ano. A ABRAS destaca que ocorreu grande crescimento de consumo per capita desde o momento da pandemia, como item importante da grade de alimentos e baixo custo.

Existe em andamento uma nova portaria para redefinir a classificação de tamanhos dos ovos para venda ao mercado. Com a proposta em andamento, há uma limitação na definição e oferta no mercado dos ovos médios e pequenos, que deixaram de ser comercializados a partir de fevereiro 2023.

“O consumidor deve ter acesso a todas as opções de tamanhos de ovos, o que não está previsto na atual portaria”, afirma Milan. O consumo per capita de ovos está caindo e precisa ser recuperado.

Grande promoção nacional programada em novembro

Na mesma linha de eventos como Black Friday, a entidade criou o Dia dos Supermercados. Os consumidores podem aguardar por grandes promoções de vendas, com as melhores ofertas. A grande mobilização por parte de toda a rede de supermercados está agendada para o dia 11 de novembro.

“Temos hoje 28 milhões de consumidores por dia visitando os supermercados no país. As redes já estão trabalhando junto aos seus fornecedores para obterem as melhores condições de preços, que serão repassadas aos consumidores no Dia dos Supermercados”, enfatiza o executivo.

Leia também:

Pães e doces: como vender mais e melhor
Ovo pasteurizado orgânico: mais segurança e praticidade para seu food service
Dia da Pizza 2023: conheça a história e curiosidades

1 Comentário
  1. […] acarajé cor-de-rosaABRAS revela aumento no consumo de alimentos nos lares brasileirosAgrotóxico causa […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?