pessoa segura painel para drone no campo
Reading Time: 2 minutes

Programa prevê beneficiar 5 mil produtores rurais que poderão melhorar a produtividade com o acesso a novas tecnologias.

A tecnologia evolui muito rapidamente no ambiente rural. Novas opções de aplicativos que permitem melhorar a aplicação de defensivos agrícolas, monitorar a qualidade da terra, das plantações, clima e ameaças, estão disponíveis. Adicionalmente, as empresas de crédito e de implementos (equipamentos) oferecem muitas facilidades aos produtores por meio das tecnologias.

No entanto, todo esse cenário encontra um grande obstáculo: a falta de rede de internet no campo. A conectividade é fundamental para que todas essas inovações sejam acessíveis e facilitem a vida do produtor.

O acesso à internet no campo ainda é precário no Brasil. Grandes empresas investem em redes próprias para poderem administrar suas plantações e rebanhos. Geram dados que hoje são demandados pelos compradores e sociedade para aferir a origem (se os produtos são de áreas livres de desmatamento irregular). A sustentabilidade tem conexão direta com toda a atividade agropecuária.

Programa Conectividade Rural prevê expandir a cobertura de rede

Ciente desse cenário, a ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio conduzirá um grupo de trabalho, com a participação de representantes da área pública e do setor privado, para ampliar a conectividade no campo.

O grupo, formado por indústrias de máquinas e implementos agrícolas, cooperativas, produtores rurais, companhias telefônicas, entidades do setor e membros de instituições do governo paulista, integrará o Programa de Conectividade Rural. O objetivo dessa iniciativa é beneficiar cinco mil produtores rurais, comunidades indígenas e quilombolas com o acesso à conectividade.

O programa é essencial para a adoção de novas tecnologias para ganhos de produtividade e eficiência e para a abertura de oportunidades e novos conhecimentos para melhorar a vida dessas pessoas.

O Programa terá uma verba inicial de R$ 600 milhões para serem aplicados na instalação de antenas nos próximos quatro anos. Os locais que receberão a tecnologia serão designados a partir de estudos econômicos e sociais.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo, por meio do Programa Rotas Rurais, fez um mapeamento para entender as áreas que estão sem conectividade, conhecidas como “área de sombra”. Esse estudo apontou que existe cerca de 70% da área rural sem internet.

A expectativa é que a iniciativa receba, ainda, o apoio de prefeituras e concessionárias para que a o processo de expansão da conectividade no campo seja feito de forma célere para que os produtores rurais possam ter mais oportunidades com a digitalização e modernização de processos em suas propriedades.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?