A inovação otimiza pulverização inteligente de lavouras e conquista parceria com multinacional italiana através da tecnologia SaveFarm, desenvolvida pela Eirene Solutions
Em parceria com a CNH, dona das marcas Case IH e New Holland, o sistema de sensores com Inteligência Artificial (IA) reduz em até 95% o uso de herbicidas e identifica ervas daninhas mesmo em culturas já desenvolvidas.
A solução, que será apresentada na Agrishow 2025 (28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto), promete revolucionar a agricultura de precisão com processamento de 3,3 milhões de imagens por hora e aplicação em velocidade de até 25 km/h.
Nova geração de algoritmos otimiza pulverização inteligente de lavouras com precisão inédita
Os sensores da SaveFarm, equipados com câmeras de alta resolução, analisam 27 milhões de pixels por segundo, diferenciando plantas daninhas da cultura comercial em tempo real, sem necessidade de internet. A IA avalia morfologia, cores e tamanho das plantas, gerando dados para pulverização seletiva em palhadas ou lavouras em crescimento.
“Esta tecnologia eleva a agricultura de precisão a outro patamar, tornando o manejo mais assertivo e econômico”, afirma Eduardo Marckmann, CEO da Eirene Solutions.
A parceria com a CNH permite que a tecnologia seja integrada diretamente aos pulverizadores das concessionárias das marcas Case IH e New Holland.
“Combinamos a aplicação seletiva da SaveFarm com nossa rede de suporte, trazendo sustentabilidade e economia para os clientes”, destaca Gregory Riordan, Diretor de Tecnologias Digitais e Inovação da CNH para América Latina.
“A pulverização seletiva reduz custos, embalagens descartadas e consumo de combustível, além de ampliar a rentabilidade”, reforça Marckmann.
Até o final de 2025, a SaveFarm pretende operar 300 equipamentos no Brasil e na América Latina, consolidando-se como referência em inovação agrícola.