Reading Time: 2 minutes

Guia aponta como a pecuária brasileira pode contribuir significativamente na preservação ambiental e no combate às mudanças climáticas por meio da adoção de práticas sustentáveis

A contribuição da pecuária brasileira no processo de preservação do meio ambiente e no combate às mudanças climáticas pode avançar nos próximos anos. Isso ocorrerá com uma aplicação em maior escala de sistemas de produção que façam uso de práticas adequadas de manejo do pastejo, fertilização estratégica, e de sistemas de integração, como Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).

A organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira publicou um guia para auxiliar produtores na adesão ao Protocolo de Carne Baixo Carbono (CBC), criado pela Embrapa, que estabelece diretrizes para reduzir as emissões de carbono na produção pecuária.

Manejo Sustentável e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

A adoção de sistemas de produção sustentáveis, como Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), é essencial para aumentar a produtividade e a resiliência dos sistemas pecuários. O manejo adequado do pastejo e a fertilização estratégica contribuem para a retenção de carbono no solo, reduzindo a emissão de metano entérico pelos animais.

De acordo com Marcia Silveira, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, a terminação de animais em menor tempo melhora a eficiência produtiva e reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Certificação Carne Carbono Neutro e Carne Baixo Carbono

A Embrapa desenvolveu duas marcas para certificar sistemas sustentáveis:

  • Carne Carbono Neutro (CCN): voltada para sistemas com árvores, promove o monitoramento de componentes como solo, planta, animal e floresta.
  • Carne Baixo Carbono (CBC): focada em sistemas sem árvores, onde o solo desempenha papel fundamental na retenção de carbono.

Ambas permitem aos produtores obter certificação reconhecida, auditável e alinhada com o Plano ABC+ e as diretrizes do IPCC.

Guia prático para produtores

Para facilitar a adesão ao protocolo CBC, o guia “Guia para a Produção de Baixo Carbono” foi lançado pela Amigos da Terra, com apoio da Marfrig e financiamento da NICFI. O material está disponível em versão digital e fornece um passo a passo para a implementação das diretrizes.

Segundo Natália Grossi, analista da organização, o guia é uma ferramenta essencial para os produtores que desejam ingressar no processo de certificação e aumentar a competitividade no mercado.

Outras iniciativas sustentáveis

Empresas e iniciativas estão investindo em soluções para reduzir emissões e promover a rastreabilidade:

  • Fair Food: certificação “Redutor da Pegada de Carbono” e selo GO PLANET™ para carnes e lácteos com menor emissão de metano.
  • No Carbon: selo Carbon Free para leite certificado pela ONG Iniciativa Verde, garantindo neutralidade de carbono.

Perspectivas para o futuro da pecuária nacional

A tendência é que as práticas sustentáveis se tornem padrão na agropecuária brasileira, proporcionando maior visibilidade e acesso a mercados exigentes.

A rastreabilidade individual dos animais e a adoção de boas práticas de manejo são fatores essenciais para consolidar a pecuária nacional como líder em sustentabilidade.

Acesse o guia:

GuiaBaixoCarbono

Leia também:

FAO divulga transformações do sistema alimentar rumo a metas de 2030
Novo relatório destaca tendências críticas e desafios dos sistemas alimentares rumo a 2030
Pecuária sustentável no Brasil: regularização e diálogo apontam os caminhos para o setor

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2025 - 24x7 Conteúdo Editorial CNPJ 41.841.726/0001-34

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?