alimentos tendencias 2025
Reading Time: 3 minutes

Resumimos as tendências de inovação em alimentos e bebidas para 2025 identificadas por diversas empresas de pesquisa

O final do ano nos trouxe diversas pesquisas de mercado, elaboradas por empresas de todo o mundo, com as principais tendências para 2025 em inovação de alimentos e bebidas. Os estudos, de modo geral, analisam o comportamento dos consumidores e as mudanças nos hábitos alimentares, focando em saúde, sustentabilidade e tecnologia.

Abaixo, exploramos cada uma dessas tendências e exemplos de produtos brasileiros que se alinham a elas, bom base nas pesquisas que recebemos.

Alimentos funcionais e saúde mental

A demanda por alimentos que beneficiem a saúde mental e o bem-estar emocional continua crescendo. Segundo a pesquisa, consumidores buscam produtos que ofereçam mais do que nutrição básica, incluindo ingredientes que promovam relaxamento e bem-estar.

O fator nostalgia foi apontado como relevante para os consumidores que buscam antigos prazeres no hábito de alimentação saudável. Alimentos que despertam boas experiências desde a infância ganham destaque na grade de opções.

O reforço vem das opções que promovem respostas saudáveis do organismo, em substituição a medicamentos sintéticos de larga escala de consumo. Um exemplo dessa tendência no Brasil são bebidas e suplementos com ingredientes como camomila, melissa e maracujá, conhecidos por suas propriedades relaxantes.

Produtos baseados em plantas e proteínas alternativas

O consumo de proteínas alternativas segue em alta, com consumidores explorando opções mais sustentáveis e éticas, como proteínas vegetais, insetos e até carne cultivada em laboratório.

No Brasil, o mercado de produtos à base de plantas vem crescendo, com marcas locais investindo em alternativas ao leite e carne de origem animal, como hambúrgueres à base de grão-de-bico e leite de castanhas.

Embalagens sustentáveis e recicláveis

A sustentabilidade não é apenas uma questão de ingredientes, mas também de embalagens. Os consumidores estão mais atentos ao impacto ambiental das embalagens de produtos que compram.

Já existem empresas brasileiras que utilizam embalagens biodegradáveis e compostáveis, como caixas de papelão e embalagens, para reduzir o impacto ambiental.

Personalização e experiência do consumidor

Outra tendência em destaque é a personalização dos alimentos, permitindo que consumidores ajustem produtos às suas necessidades específicas, sejam elas nutricionais ou relacionadas ao sabor.

Algumas marcas nacionais estão investindo em tecnologia para que os consumidores possam personalizar shakes e snacks conforme suas preferências nutricionais. Outra iniciativa verificada no país é de oferecer opções porcionadas, para atender famílias de poucas pessoas e mesmo casais, de modo a reduzir sobras de alimentos.

Alimentos com origem transparente

A transparência sobre a origem dos ingredientes é cada vez mais valorizada pelos consumidores, que desejam saber de onde vem o que consomem e qual foi o impacto ambiental de sua produção.

A certificação de ingredientes e o rastreamento da cadeia produtiva, inclusive via blockchain, são ferramentas que começam a ganhar espaço no mercado brasileiro, principalmente em setores como café, cacau e soja. A adoção de códigos de barras e QR codes facilita demais a divulgação de informações aos consumidores atentos às questões de qualidade e de sustentabilidade.

Alimentos com baixo impacto de carbono

A preocupação com o impacto climático da produção de alimentos está impulsionando o consumo de produtos com pegada de carbono reduzida. Produtos agrícolas locais, que evitam longas distâncias de transporte, e técnicas de cultivo regenerativas são cada vez mais relevantes. Tais preocupações estão em linha com diversas iniciativas da empresa no Brasil de cultivo regenerativo que publicamos ao longo do ano.

Empresas brasileiras têm investido em processos de produção sustentáveis para reduzir suas emissões, alinhando-se a essa tendência global. A relevância e percepção sobre estes investimentos tendem a crescer no decorrer de 2025 com a realização da COP30 no Brasil, quando o tema segurança alimentar será bastante discutido.


Leia também:

Mercado de panetone: tendências de consumo 2024
Tendências de inovação da Nestlé para 2025: o futuro dos alimentos e bebidas
Dia Internacional do Café: Inovações e tendências impulsionam o mercado brasileiro

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2025 - 24x7 Conteúdo Editorial CNPJ 41.841.726/0001-34

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?