Consumo de trigo
Reading Time: 2 minutes

A Embrapa está desenvolvendo uma nova plataforma de dados focada no consumo de trigo no Brasil, visando conectar toda a cadeia produtiva do cereal, desde a produção até o consumo.

Esta ferramenta, prevista para ser lançada até o final de 2025, irá fornecer informações estratégicas para guiar políticas de incentivo e investimento no setor tritícola, especialmente nas regiões do Cerrado.

A iniciativa busca promover a autossuficiência do Brasil em trigo, que atualmente é o único produto das grandes cadeias de grãos ainda importado pelo país.

Expansão da triticultura e o consumo de trigo no Brasil

O projeto da Embrapa integra dados de produção, processamento e consumo de trigo em todo o Brasil. Além disso, a expansão da triticultura no Cerrado é fundamental para o Brasil reduzir a dependência de importações e atender à crescente demanda nacional por trigo e seus derivados, como pães e massas.

Sendo assim, a plataforma também levará em conta as necessidades de outras regiões, como o Nordeste, onde o consumo de trigo é significativo. Isso inclui analisar a capacidade de moagem e a distribuição de moinhos fora das regiões de plantio, garantindo um panorama completo da cadeia produtiva.

Dados históricos e inovação tecnológica

A plataforma vai agregar uma década de estudos realizados pela Embrapa, incluindo projeções de crescimento da triticultura e análises de produtividade em diferentes regiões do país.

Dessa forma, ela oferecerá um panorama completo sobre a evolução da produção de trigo no Brasil, com dados sobre sementes, insumos, processamento, capacidade de estocagem e consumo interno.

Com a inclusão de novos indicadores, como socioeconomia e geração de empregos, a ferramenta será interativa e acessível para produtores, investidores e o público em geral.

Integração de dados para a tomada de decisões

Por fim, a nova plataforma é resultado de um esforço conjunto de várias unidades da Embrapa, unindo a inteligência territorial e estratégica. O sistema vai permitir uma visão ampla e integrada do consumo de trigo no Brasil, auxiliando produtores, técnicos e investidores na tomada de decisões mais assertivas.

Além disso, ela vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da triticultura brasileira, alinhando-se às demandas do mercado e às necessidades dos consumidores por produtos derivados do trigo.

Com isso, o Brasil poderá dar um passo importante para fortalecer sua posição no mercado global de trigo, garantindo maior segurança alimentar e estimulando a inovação na produção de alimentos.

Leia também:

Espumantes nacionais são os favoritos entre os brasileiros
Rota do vinho de São Paulo impulsiona o enoturismo no Estado
Pacto Contra a Fome coloca o desperdício de alimentos no centro do debate com o lançamento da campanha “Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo”

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?