Uma pesquisa recente realizada pela Ticket, marca da Edenred de vale-refeição e vale-alimentação, revelou dados interessantes sobre a preocupação dos brasileiros com o desperdício de alimentos em restaurantes. De acordo com o estudo, 93% dos consumidores no Brasil demonstram preocupação com essa questão, um número significativamente maior do que a média global, que é de 76%.
Além do alto índice de preocupação, o estudo revelou que essa conscientização tem aumentado ao longo do tempo. Comparado ao levantamento anterior de 2022, o índice de preocupação no Brasil subiu um ponto percentual, indicando uma crescente sensibilização sobre o problema do desperdício de alimentos.
Mas afinal, o que os consumidores esperam dos restaurantes?
Os consumidores brasileiros destacaram algumas práticas que gostariam de ver adotadas pelos restaurantes para combater o desperdício de alimentos. Entre elas, a disponibilização de diferentes tamanhos de refeições foi a mais mencionada, com 58% dos entrevistados indicando essa como uma medida importante.
Além disso, 40% dos participantes apontaram o uso de embalagens para levar para casa as sobras de comida como uma prática desejada.
Qual é a perspectiva dos donos de restaurantes para evitar o desperdício de alimentos?
A pesquisa também analisou a perspectiva dos gestores de restaurantes brasileiros em relação ao desperdício de alimentos. Surpreendentemente, apenas 42% dos gestores consideram as ações contra o desperdício alimentar como um critério importante para atrair clientes.
Esse resultado sugere uma desconexão entre as expectativas dos consumidores e a percepção dos gestores em relação a essa questão.
Os resultados da pesquisa da Ticket destacam, portanto, a crescente preocupação dos consumidores brasileiros com o desperdício de alimentos em restaurantes e a importância desses estabelecimentos adotarem práticas para, ao menos, reduzir esse problema ao máximo. Afinal, essas ações irão influenciar nas decisões de consumo das pessoas na hora de decidir onde comer quando estiverem fora de casa, cada dia mais.
Leia também:
Benefícios de consumir azeite sempre aumentam: nova pesquisa indica que ajuda no controle de câncer cerebral
Tendências de bebidas para 2024: insights e previsões
Competição internacional seleciona novos jovens talentos da gastronomia da América Latina
[…] Negócio da agtech Mastera com a empresa deep tech do agro Elytron acelerará a oferta de bioinsumos no BrasilCEOs de agro do Brasil acreditam no aumento da eficiência de trabalho com o uso da IA generativaPreocupação com desperdício de alimentos em restaurantes aumenta no Brasil […]
[…] de alimentos: mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora por diaPreocupação com desperdício de alimentos em restaurantes aumenta no Brasil7 estratégias para reduzir o desperdício de […]
[…] Leia também:Pacto Contra a Fome coloca o desperdício de alimentos no centro do debate com o lançamento da campanha “Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo”Desperdício de alimentos: mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora por diaPreocupação com desperdício de alimentos em restaurantes aumenta no Brasil […]