Os últimos seis meses foram essenciais para o retorno do consumo fora de casa. Nesse período os brasileiros passaram a sair e comprar alimentos e bebidas com maior frequência (+2%) do que o mesmo período do ano passado. Dentro dessa análise de marca, as três mais escolhidas pelas famílias para consumir fora de casa no primeiro trimestre de 2023 foram Coca-Cola (184 milhões CRPs), Bauducco (43 milhões CRPs) e Lacta (35 milhões CRPs).
Essas são as três primeiras marcas do ranking Brand Footprint Out of Home. O relatório, realizado anualmente pela Kantar, faz análise de marcas de consumo fora de casa no território nacional. Para isso, é usada uma métrica original batizada de Consumer Reach Point (CRP), que mensura quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.
Os snacks doces ganharam destaque no Top 20. Entre estes, Bis e Freegells subiram 11 pontos cada, alcançando 9º e 19º lugares do ranking, respectivamente. Na categoria de bebidas, oito das 20 principais marcas mantiveram suas posições. O maior salto foi dado pela Tang, que pulou da 35ª para a 16ª colocação.
De forma geral, na análise de marcas, 24% das 50 mais consumidas cresceram apenas em frequência de clientes e 14% somente na penetração de mercado. Outras 36% apresentaram alta em ambos os parâmetros.
Oferta em múltiplos canais de vendas trouxeram melhores resultados
O consumidor está mais adepto à omnicalidade. As marcas buscam oferecer aos clientes uma experiência consistente e coesa em pontos de contato digitais e físicos. A pesquisa aponta que 50% dos consumidores visitaram oito ou mais canais de vendas no primeiro trimestre de 2023. Tal número é 5% maior do que foi visto no mesmo período de 2022.
As marcas que diversificam os pontos de contato tiveram mais sucesso em vendas. Por outro lado, as companhias que apostaram em canais de indulgência não tiveram performance tão positiva.
Entre os pontos de contato, os que ganharam mais CRP foram hiper e supermercados (+22 CRP), ambulantes (+18 CRP) e bares (+4 CRP). Já em relação aos motivos de consumo, o brasileiro volta a buscar razões básicas, como sabor (+26 CRP), vontade (+12 CRP) e hábito (+9 CRP).
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