Padrões Alimentares Salvam Vidas
O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (DMSA) é um evento anual celebrado em 7 de junho para conscientizar e incentivar ações em prol da prevenção, detecção e gestão de riscos relacionados aos alimentos. Neste ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu o tema “Padrões alimentares salvam vidas” para destacar a importância dos padrões alimentares na manutenção da segurança dos consumidores e no apoio a um mercado equitativo de alimentos.
De acordo com a FAO, é fundamental que o setor se engaje com o tema por meio de ações significativas. A diretora da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança de Alimentos da FAO, Corinna Hawkes, ressalta a necessidade de formuladores de políticas, profissionais e investidores direcionarem seus esforços para aumentar a produção e o consumo sustentáveis de alimentos seguros.
Segundo Paulo Guerra, gerente de gestão pública da Fundação Dom Cabral, a segurança alimentar se refere à garantia de que todas as pessoas têm acesso físico, econômico e social a alimentos seguros, saudáveis e nutritivos em quantidade suficiente para atender às suas necessidades alimentares diárias. “Dentro deste conceito, existem questões importantes relativas à disponibilidade, acessibilidade, qualidade, segurança, sustentabilidade e resiliência diante das mudanças climáticas que se impõem”, comenta.
Para incentivar a conscientização, a FAO disponibilizou um guia do evento em seis idiomas oficiais da ONU, incluindo árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol. Esse guia é uma ferramenta valiosa para profissionais, empresas, instituições e governos obterem ideias sobre como participar e contribuir para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos.
O objetivo principal é encorajar todas as partes envolvidas na cadeia de abastecimento alimentar, como produtores, processadores, transportadores, distribuidores, varejistas, cozinheiros e, é claro, os consumidores. Em cada etapa dessa cadeia, existem perigos que podem causar contaminação.
Portanto, todos os envolvidos têm a responsabilidade de manter os alimentos seguros, para assim reduzir riscos de doenças transmitidas por eles, que afetam cerca de 600 milhões de pessoas anualmente e são responsáveis por aproximadamente 420.000 mortes evitáveis todos os anos, com maior impacto sobre os pobres e os jovens.
No Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, são feitos cinco apelos à ação:
- Garantir que os alimentos sejam seguros e nutritivos para todos, por meio de ações governamentais efetivas.
- Adotar boas práticas na agricultura e na produção de alimentos, cultivando de forma segura.
- Assegurar que os operadores comerciais mantenham a segurança dos alimentos em todas as etapas da cadeia de abastecimento.
- Promover a conscientização dos consumidores sobre alimentos seguros e saudáveis, para que saibam fazer escolhas adequadas.
- Trabalhar em conjunto para promover a segurança alimentar, buscando uma alimentação segura e melhorando a saúde.
Os padrões e normas de segurança alimentar estão presentes em todas as etapas da cadeia de abastecimento. Eles definem o que é seguro e o que não é, minimizando os riscos de contaminação biológica, química ou física nos alimentos. Esses padrões, baseados em consensos científicos e acordados pela Comissão do Codex Alimentarius, que conta com a participação de 189 países, garantem a segurança dos consumidores e promovem o comércio equitativo.
Desde 1963, a FAO e a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalham juntas por meio do Codex Alimentarius para desenvolver padrões internacionais de segurança alimentar, que salvam vidas. Portanto, ao celebrarmos o Dia Mundial da Segurança Alimentar, é fundamental reconhecer o papel vital dos padrões alimentares na proteção da saúde dos consumidores e na construção de um futuro mais seguro e saudável para todos.
Leia também:
Segurança alimentar: um direito humano fundamental, por Paulo Guerra
Nestlé adota tecnologia de rastreamento inédita no Brasil que aumenta a garantia da origem de produtos
Typcal lança alimento proteico inédito a base de cogumelos, com textura e sabor de filé de frango
Comentários estão desativados.
[…] Suplementos alimentares: são essenciais para a saúde ou não?Natural One: uma nova era de bebidas vegetais chega ao mercado!Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023: Padrões Alimentares Salvam Vidas […]