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A empresa agrega qualidade, sustentabilidade e opções de marketing para ganhar escala num mercado de grande concorrência

Consumir água de boa qualidade é um dos fatores para o crescimento econômico e redução da pobreza no mundo. Isso é o que indica a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, em 2020, 5,8 bilhões de pessoas tinham acesso a um serviço confiável de água potável no mundo, enquanto outros 2 bilhões de pessoas não estavam inseridas no contexto seguro de oferta de água potável, tratada, minimamente segura para a saúde.

O parâmetro de mercado, muito compartilhado e recomendado, indica ser ideal o consumo per capita diário de dois litros por pessoa. Isso equivale a 730 litros por ano!

O Brasil está bem longe dessa marca, mas não estamos a sós no mundo: México detém o maior consumo per capita no mundo, com 337,8 litros. Segundo o site Statista, o Brasil não se encontra entre os 10 países com maior consumo per capita de água engarrafada do mundo:

A média mundial de consumo, segundo a International Bottled Water Association (IBWA), fonte oficial de informações sobre todos os tipos de água engarrafada, incluindo nascente, mineral, purificada, artesiana e com gás aponta que, em 2020, o consumo per capita de água engarrafada em todo o mundo foi de 208 litros, muito aquém do ideal. A indicação de consumo médio, no entanto, é um tanto generalista em função de variados locais de consumo, respectivas temperatura, umidade do ar, necessidades individuais, oferta e acessibilidade a água de qualidade para beber.

Indo além da hidratação com a Água na Caixa

Opções de água engarrafada tem muitas no mercado nacional, de centenas de fontes, com variadas opções de sabor, pH, aromas e embalagens. A Água na Caixa nasceu com a ousada proposta de ser a melhor opção, a alternativa mais sustentável para o consumo de água mineral principalmente fora de casa. O que é um bom desafio, uma vez que concorre com dezenas de marcas de águas que usam embalagens PET, com custo mais baixo e cada vez com menos materiais em sua estrutura (o que até muitas vezes dificulta o transporte e consumo).

Decorridos dois anos de seu lançamento no mercado, a proposta da Água na Caixa está se provando atraente como opção para muitos consumidores. O produto, envasado em embalagem cartonada da Tetra Pak, está conquistando espaços importantes no mercado nacional, estando hoje presente em todos os estados do país.

Está se tornando comum ver as garrafas da Água na Caixa em eventos. Somente no show da banda inglesa Coldplay, foram consumidas 267 mil unidades. Os palestrantes do megaevento Web Summit Rio 2023 foram servidos no palco com o produto, que ficou em evidência, também com a proposta alinhada de ser mais sustentável.

O mesmo ocorre em outras oportunidades, onde a embalagem pode servir de veículo promocional para empresas que desejam realizar ações de branding, tendo como pano de fundo a questão da sustentabilidade e qualidade da água. As impressões nas embalagens são bem factíveis, existe boa área de impressão a ser explorada, e servem bem para a associação de marcas e promocionais.

Os canais de maior representação nas vendas da Água na Caixa são hotéis, restaurantes e eventos. Alguns exemplos de clientes são: Rede Accor, Fasano, Hilton, Grupo Maní, Bacio di Latte.

O setor varejista também abriu as portas para a inovação desta nova categoria de água envasada em caixas ao invés de garrafas de plástico. Nomes conhecidos apoiaram desde o início, incluindo o GPA, Carrefour, Grupo RD Raia Drogasil e hoje ao todo já são mais de 5 mil pontos de vendas no canal off trade.

Hoje, toda a água envasada é de origem única, Fonte Pedra Bella, situada no município de Pinhalzinho, no Circuito das Águas de São Paulo. A empresa prevê futuramente novas opções de envase de águas, de fontes, pH e qualidades diversas.

“O nosso objetivo é tornar a empresa autoridade, referência, em hidratação no Brasil. Para alcançarmos isso está nos nossos planos aumentarmos o mix de produtos, sempre trabalhando com água”, explica Fabiana Tchalian, que fundou a empresa junto com Rodrigo Gedankien.

CAPITALIZAÇÃO NO SUPORTE AO CRESCIMENTO

A empresa já recebeu sua 2ª rodada de investimentos (Série A), no valor de R$ 15 milhões. A Order Venture Capital com o aporte de R$ 7 milhões foi quem liderou a rodada. O restante foi dividido entre investidores privados novos e outros que já haviam participado da primeira captação, no valor de R$ 3 milhões.

O plano de investimento desses R$15 milhões captados se resume ao lançamento de relatório de impacto, campanhas de marketing, formação de time, desenvolvimento de novos produtos e fluxo de caixa. 

O mais importante é que a empresa se define claramente como uma empresa de economia real e chegará ao seu break-even nos próximos dois meses.

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