Reading Time: 3 minutes

Os aromas do café matinal, de um bolo ou de pães saindo do forno, da grama recém cortada, todos remetem a memórias olfativas e podem se estender aos perfumes que você usa

O perfume de comida evoca muitas emoções e pode se estender aos perfumes que o acompanhará durante todo o dia. Os perfumes fazem parte da história humana, com séculos de história de formulações de aromas e fixadores, chegando a valores estratosféricos para pequenos vidros. Escolher um perfume é algo muito pessoal. Faz parte da personalidade das pessoas. Existem exceções quanto a refinamento no uso e preços: a empresa norte-americana de fragrâncias Demeter produz centenas de essências que reproduzem aromas de alimentos, com valores muito acessíveis.

O nome da empresa já traduz a mentalidade da empresa: Demeter é a deusa grega da agricultura. Tudo começou em 1996, quando lançou fragrâncias exóticas, sendo uma de grama e outra de tomate, para abrir um confronto com as grandes marcas de perfumes e os hábitos de uso mais refinados. As fragrâncias agradaram principalmente os públicos que buscavam algo diferente para usar, alternativos, e que tinham orçamento limitado.

Os fundadores Christopher Gable e Christopher Brosius, agora da CB I Hate Perfume, expandiram suas fragrâncias para outras ainda mais exóticas: cogumelos, ovos e posteriormente até de sorvete de pistache, este bastante inovador à época. Em 2000 e 2001, Demeter ganhou prêmios por seus aromas Snow e Sugar Cane (cana de açúcar).

Os perfumes também foram levados a diversas lojas de departamentos tradicionais, tornando a marca e os aromas de alimentos muito bem difundidos. Revistas de celebridades e moda frequentemente faziam referências a frascos simples e chiques. Stella McCartney usava Lettuce (alface) e Drew Barrymore usava Gin & Tonic. Em meados dos anos 2000, Demeter oficialmente ganhou o público e fez parceria com marcas como Play-Doh (massa de modelar) e Jelly Belly (doces e confeitos), para lançar novos aromas.

A empresa hoje tem centenas de fragrâncias exóticas de alimentos e bebidas, e está satisfeita em poder oferecer aromas inovadores como Caipirinha (será que a pessoa fica com cheiro de cachaça?), Pizza, Vanilla Cake Batter (baunilha), Banana Flambada, Bolo de Aniversário. Uma consumidora Demeter relata no site da empresa que usa a fragrância de café para se sentir revigorada durante todo o dia, como se tivesse acabado de tomar o café pela manhã (a empresa oferece as opções perfumes de espresso, capuccino e recém coado).

Se você gosta do aroma das comidas e se sente feliz ao senti-las, trazendo boas memórias afetivas, por que não ter aromas simples, sempre próximos aos olfatos, promovendo as boas lembranças e sentimentos? Demeter defende que toda vez que alguém sente algum aroma que gosta, sorri. “O mundo precisa de mais sorrisos. É tão simples e tão difícil: acreditamos que as pessoas podem mudar a forma como se sentem, através do perfume”, declara a empresa em sua missão.

Leia também:

Foodz lança Foodz Du Chef, a comida inteligente salgada
Dia da Pizza 2023: conheça a história e curiosidades
A origem da farofa e uma receita saborosa

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?