Selo de Origem Azeite ASSOOLIVE
Reading Time: 3 minutes

Produtores de azeites nacionais da melhor qualidade contam agora com um selo que atesta a qualidade de seus produtos

Trinta e três pequenos e médios produtores de azeites nacionais da melhor qualidade, concentrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ganharam a oportunidade de adotar o Selo de Origem Certificada criado pela ASSOOLIVE – Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira e Sudeste.

Segundo o presidente Moacir Batista do Nascimento Filho, a associação foi criada em 2009, visando a união dos produtores num objetivo comum, o fortalecimento do setor e valorização do azeite brasileiro. “Temos orgulho de fazer parte da construção da história do azeite no Brasil, o mais rico produto funcional que a natureza nos oferece através do plantio. Com muita paixão, responsabilidade e rigor com a qualidade, queremos que o azeite dos Contrafortes da Mantiqueira seja reconhecido e apreciado nacionalmente por suas características únicas e especiais”, completa.

Olivais Veroli

Na Mantiqueira as azeitonas são produzidas em pomares com “terroir” especial –  índice de chuva, altitude e temperatura – para a colheita de frutos saudáveis, resultando num azeite de baixa acidez e excepcional aroma e sabor, que atende ao paladar mais exigente. A safra do azeite, acontece anualmente entre fevereiro e abril e o grande diferencial é o seu frescor, pois é extraído, engarrafado e em seguida já chega à mesa do consumidor, diferentemente do azeite importado de outros países.

Cada “terroir” atribui ao azeite características particulares, ou seja, uma mesma variedade de azeitonas produzirá azeites diferentes de acordo com a sua origem. Nos contrafortes da Mantiqueira algumas espécies da fruta trazidas da Espanha, Grécia e Itália se adaptaram bem, resultando nas principais atualmente cultivadas, produzindo azeites do tipo monovarietal ou blends:  Arbequina – Koroneiki – Grappolo – Arbosana e Coratina. A azeitona Maria da Fé é a única essencialmente brasileira desenvolvida na cidade do mesmo nome, em Minas Gerais. 

Selo de Origem Certificada: como funciona?

O Selo de Origem Certificada está disponível aos associados, que têm a opção de inserir nas garrafas de seus produtos, mediante atender importantes especificações, entre elas:

– 100% do azeite deve, obrigatoriamente, ser proveniente de oliveiras cultivadas em altitudes superiores a 900 metros, na região da Mantiqueira e Sudeste do Brasil, extraído de frutos somente por meios mecânicos sob condições que não levem à deterioração do azeite.

–  O azeite deve, obrigatoriamente, ser classificado como tipo Extravirgem e ter acidez livre, em termos de ácido graxo oleico livre, não superior a 0,4% (g/100g).

– Na embalagem estar indicado o ano da safra, data de validade e lote do azeite. 

– Análise química do azeite – deverá ser realizada por laboratório certificado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O produtor poderá renovar a cada safra o Selo de Origem Certificada de seus produtos, como importante referência de origem e qualidade para o consumidor final. 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

FOOD FORUM NEWS

Direitos de Copyright Reservados 2024

Entre em contato conosco!

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?